Ficaram de queixo caído

Executivos da Ford se espantaram ao testar um carro chinês

Os executivos de alto escalão da Ford andaram em um modelo chinês eletrificado e ficaram chocados com o que eles sentiram do projeto

Ford Ranger XLS [divulgação]
Ford Ranger XLS [divulgação]

A onda de carros chineses no mercado já é uma história antiga, vide o início da vida agitada da JAC ou Chery em muitos lugares lá por volta de 2010. Mas, a coisa mudou para os tempos atuais e quem pode falar isso são os executivos da Ford que fizeram um test-drive em um modelo chinês eletrificado e se espantaram com o projeto.

Tudo começou no início de 2023. Jim Farley, CEO da marca dona do SUV Territory e seu parceiro John Lawler, CFO da fabricante, foram até a China e lá testaram um SUV elétrico da Changan Automobile. Essa montadora chinesa possui uma joint-venture com a marca norte-americana e ambas contam com números expressivos de vendas por lá.

E foi durante o teste que eles ficaram impressionados com a evolução dos carros chineses. Quem contou essa história foi o The Wall Street Journal. A mídia pontuou que Farley e Lawler se impressionaram bastante com o quanto os modelos produzidos na China haviam evoluído e que isso os colocavam à frente dos carros da Ford e de outras marcas.

Fastback da China
Changan CD701 [divulgação]

Mudança de rota

Lawler teria contado para Farley que os automóveis chineses de hoje não são nada parecidos com aqueles que inundaram o mercado no início da década de 2010. O espanto foi tão grande que Jim conversou momentos depois com John Thornton, ex-executivo do Goldman Sachs e membro do conselho da fabricante dona da Ranger o que ele achava disso tudo.

A publicação revelou que Jim afirma que os carros chineses atuais são uma ameaça existencial para os veículos da Ford e de outras marcas. Mesmo em alerta com o tanto de fabricantes chinesas rivais que surgiram nos últimos anos, a Ford segue desenvolvendo seu futuro, principalmente no quesito elétricos, que é onde as marcas de origem chinesa mais se destacam atualmente.

BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]

Ela reconheceu que foi muito ambiciosa ao querer ter portfólio 100% elétrico na Europa até 2030 e que isso não é viável neste momento de forma tão radical. A Ford teve ainda de postergar os projetos de um SUV elétrico de sete lugares e também deixou para lançar em 2027 um caminhão elétrico. Mas, é neste ano que ela quer apresentar um modelo elétrico e acessível, para brigar com os BYD Dolphin e Dolphin Mini.

Você também se espantou com a evolução dos carros chineses para os modelos que conhecemos hoje? Teria ou tem algum deles na sua garagem? Conte nos comentários