Antigamente, uma história que rodeava as cabeças dos motoristas era que os carros com câmbio automático gastavam muito mais combustível do que os modelos manuais. Em partes esse pensamento é verdade, mas ele vai além só da potência. Tem que ser analisado o sistema de transmissão e também o pé do motorista, que este pode ser um dos maiores vilões da história.
O questionamento do título pode ser respondido com uma forma bem direta. O que acontece é que o sistema de transmissão automático é mais pesado, ele pode atingir os 100 kg com todos seus componentes. Outro fator que colabora para um consumo um pouco diferente entre esses tipos de transmissão é o conversor de torque.
Segundo a Auto Esporte, o conversor de torque funciona em carros com transmissão automática como a embreagem dos carros manuais. É ele que une o motor e o câmbio. Nessa peça, existe uma espécie de bomba que movimenta o óleo em um determinado espaço toda vez que o motor é ligado. E a força chega até o câmbio por meio de uma turbina.
Já temos um culpado
Quem causa um aumento no gasto de combustível é o óleo, já que ele gera uma certa resistência para conseguir se movimentar. Mas, antigamente a situação era pior, pois o ciclo de movimentação era feito o tempo todo. Desse modo, o consumo se tornava mais acentuado e é isso que ficou grudado na cabeça dos motoristas.
Por sorte, o tempo e a indústria automotiva evoluíram e criaram recursos que já minimizam essa diferença no consumo. Por exemplo, atualmente, a bomba e a turbina que se movimentam em um câmbio automático estão praticamente coladas e assim não existe tantas perdas. Todavia, a história do pé do condutor é importante também.
No carro manual, existe a hora certa de trocar a marcha e fazer as reduções. Tem também que se atentar aos limites de velocidade da via, analisar a quantidade de carga que está sendo alocada no modelo e outros fatores que fazem qualquer automóvel, com câmbio automático ou manual gastar mais ou menos combustível.
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