O de cima sobe, o de baixo desce

Renegade e Compass vivem gangorra no Brasil

Jeep Renegade Sahara 2025 [divulgação]
Jeep Renegade Sahara 2025 [divulgação]

Desde que Compass e Renegade foram introduzidos no Brasil, a dupla sempre manteve vendas bem altas. O Compass era o rei do segmento de SUVs médios há anos, enquanto o Renegade apresentava números fortes de vendas desde sempre. Mas, de uns tempos para cá, os dois modelos vivem uma verdadeira gangorra.

São raros os momentos em que Renegade e Compass vão bem ao mesmo tempo. Em geral, quando um cai, o outro sobe. E isso ficou ainda mais evidente em 2024, quando o Compass sofreu uma queda nas vendas tão forte que não é mais o líder dos SUVs médios nos últimos meses, tendo sido passado até pelo CAOA Chery Tiggo 7

Com números da Fenabrave em mãos, mapeamos a trajetória de Compass e Renegade de 2023 até agora. No ano passado, o Compass foi o SUV mais vendido do Brasil de fevereiro a maio. Já o Renegade alternativa entre a sexta e a sétima posição na categoria. Ele teve um aumento de 55% nas vendas de fevereiro para março, mas em abril caiu 31,16%.

Jeep Compass Blackhawk
Jeep Compass Blackhawk [Auto+ / Rafael Dea]

O Compass se manteve estável na posição, mesmo flutuando nas vendas. Ele também cresceu forte de fevereiro para março, com aumento de 57,74% nas vendas, passando depois por três quedas seguidas: 20,44% em maio, 29,91% em abril e 11,43% em junho. A surpresa, entretanto, foi que em julho, o Renegade vendeu mais que o Compass.

O compacto atingiu o terceiro lugar na categoria, enquanto seu irmão foi ao oitavo lugar. Lembrando que, em junho, o Compass perdeu a liderança da categoria e escorregou para sexto lugar. Depois disso, nunca mais o Compass ficou como o SUV mais vendido do Brasil, sendo sua melhor colocação um segundo lugar em fevereiro de 2024.

Jeep Renegade Sahara 2025 [divulgação]
Jeep Renegade Sahara 2025 [divulgação]

E em 2024?

Entrando em 2024, a Jeep viu uma estabilidade entre Renegade e Compass, onde os dois modelos não passavam de 573 unidades de diferença, sendo janeiro o melhor mês para o modelo de porte médio frente ao irmão. A virada de jogo aconteceu em abril para nunca mais voltar.

O Renegade vendeu 4.382 unidades contra 3.914 unidades do Compass. O compacto veio de um aumento de 10,82% nas vendas, enquanto o médio enfrentou queda de 2,53%. O melhor mês dele até agora foi julho com 4,728 unidades emplacadas, enquanto o Renegade fez 5.766 unidades no mesmo período. 

Jeep Compass Blackhawk [Auto+ / Rafael Dea]

É importante ver que o Compass teve aumento de vendas em relação ao mês anterior somente em fevereiro, junho e julho. Já o Renegade só teve diminuição nos emplacamentos em janeiro, maio e agosto, só que nunca acima de 10%. Já seu crescimento, a exceção de junho, sempre foi acima de 10%.

Há uma questão logística em tudo isso. A fábrica de Goiana, Pernambuco, está lotada. Por lá, a Stellantis faz os Jeep Renegade, Compass e Commander, além de Fiat Toro e Ram Rampage. Quanto mais rentável o carro, maior sua prioridade na fabricação, por isso o Renegade ficou por um tempo mais apagado. Só que agora é o Compass que está assim.

Compass e Renegade [diivulgação]

Resta saber se isso é uma safra de baixa do Compass ou se o reajuste de volume dentro da fábrica da Stellantis fará com que o SUV médio perca a sua coroa do segmento pela primeira vez na história. Vale lembrar que, no acumulado, temos 31.526 unidades de Compass e 34.775 unidades de Compass. 

Qual sua aposta para Jeep mais vendido de 2024: Compass ou Renegade? Conte nos comentários.