Um dos próximos lançamentos que a Toyota está focada para anunciar no mercado internacional é o mini Land Cruiser. O conceito já foi antecipado pelo Compact Cruiser, tem visual encorpado com pegada off-road e agora ele está cotado para ser revelado ao público sendo equipado com conjunto híbrido-leve da caminhonete Hilux.
O futuro SUV será batizado de Land Cruiser FJ. Sua apresentação oficial deve acontecer até o final deste ano. E para atender as rígidas normas de emissão de gases poluentes que serão aplicados a partir do início de 2025 em muitos países, o modelo contará com versões eletrificadas.
Ele terá, por exemplo, o motor híbrido-leve que equipa a picape média Hilux em determinados mercados. Ela conta com o motor 2.8 turbo diesel de quatro cilindros e que funciona em parceria com um gerador de partida elétrico e mais uma bateria de 48V. A potência segue de 204 cv e 50,9 kgfm de torque. Esse conjunto elétrico ajuda a diminuir o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.
Será que virá ao Brasil?
No quesito medidas, o futuro Toyota Land Cruiser FJ contará com cerca de 4,50 m de comprimento e entre-eixos de 2,75 m. Para efeito de comparação, o Jeep Compass vendido atualmente no Brasil é um SUV médio com 4,40 m. Ele deve vir com câmbio automático, tração 4WD com diversos modos de condução e outros destaques.
São esperadas versões equipadas com motor 2.7 movido a gasolina, que rende 166 cv e que equipa a Toyota Hilux Champ e também podemos esperar no futuro até versões elétricas desse SUV. No portfólio da marca japonesa, o Land Cruiser FJ será uma opção mais robusta do que o Corolla Cross e menor do que o SW4, Land Cruiser e outros SUVs.
Ele terá a produção iniciada em meados de novembro na Tailândia e as vendas devem ser iniciadas entre o fim do ano e o início de 2025. O Land Cruiser FJ é cotado para estrear em mercados como a Ásia, Europa, Oceania, Oriente Médio e até América do Sul. Mas, a chegada ao Brasil não foi confirmada até o momento, assim como sua ida para a América do Norte.
Será que esse SUV aventureiro da Toyota dará o ar da graça por aqui? Conte nos comentários