A volta dos que foram

Ford deve reativar fábrica para focar em exportação

Fechada há dois anos, a fábrica da Ford na Índia pode voltar a produzir carros em breve, ainda que para o mercado externo

Centro de tecnologia da Ford na Índia [reprodução]
Centro de tecnologia da Ford na Índia [reprodução]

A Ford deve reabrir as atividades de uma de suas fábricas desativadas. Entretanto, isso não vai acontecer no Brasil. Na verdade, será bem distante daqui, já que a empresa anunciou que tem planos para voltar a produzir na planta de Chennai, na Índia. O objetivo da empresa é fabricar modelos voltados para a exportação.

Depois de encerrar a produção na Índia há dois anos, a marca americana admitiu que pretende voltar a construir carros por lá em breve. Assim como no Brasil, a Ford deixou de fazer carros nas terras indianas em 2021, para o mercado local, mas o fechamento da fábrica de Chennai aconteceu apenas em 2022, já que a produção para exportação continuou por mais um tempo.

Segundo a Reuters, o comunicado da marca do oval azul diz que a mudança de planos fará com que a instalação indiana seja redirecionada para fabricar carros de exportação. Mesmo sem citar quais modelos serão feitos na Índia, a Ford diz que a exportação será feita para mercados globais. 

Ford EcoSport [autocarindia]
Último Ford EcoSport [autocarindia]

Volta da fábrica indiana da Ford

Atualmente, a Ford ainda fabrica motores na Índia, mas em outro local. A fábrica responsável pelos propulsores é a que fica no estado de Gujarat. Caso realmente volte com a planta de Chennai, isso vai representar um movimento diferente do previsto anteriormente, pois a empresa parecia determinada a não voltar a produzir em fábricas desativadas.

No caso aqui do Brasil, a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) foi vendida para uma empresa da construção civil, enquanto a planta de Camaçari (BA) foi adquirida pela BYD. A fábrica da Troller, no Ceará, vai ser transformada em um centro de produção de veículos eletrificados, em um projeto multimarcas.

Gostaria de ver a Ford voltando a fabricar no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.