Em breve, a Citroën lançará no mercado brasileiro o SUV-cupê Basalt. Após a revelação da primeira imagem oficial, o fabricante confirmou que o novo modelo estará disponível com propulsor sobrealimentado.
O Basalt será o terceiro modelo nacional da marca construído na arquitetura C-Cubed e contará com o propulsor de três cilindros 1.0 T200 Turbo, amplamente utilizado nos veículos da Stellantis, como a caminhonete Fiat Strada e o Fastback. Este motor é capaz de entregar 130 cv e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Todos esses modelos utilizam o câmbio continuamente variável (CVT) com sete marchas simuladas.
No entanto, a Citroën ainda não confirmou qual motor será utilizado nas versões de entrada do Basalt, que será fabricado em Porto Real (RJ) junto com o C3 e o C3 Aircross, este último disponível em versões com cinco ou sete assentos.
De acordo com informações publicadas pelo Motor1Brasil, espera-se que as versões de entrada sejam equipadas com o motor de três cilindros 1.0 Firefly, que entrega até 75 cv e 10,7 kgfm quando abastecido com etanol. Nesse caso, o câmbio será manual de cinco marchas, e o Citroën Basalt ficará posicionado com um preço entre o Citroën C3 hatch e o C3 Aircross.
O Citroën Basalt possui 4,35 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Um dos destaques do design exterior é o caimento suave do teto, um estilo inaugurado pelo SsangYong Actyon em 2005 e seguido por modelos como o BMW X6 e os Mercedes-Benz GLC e GLE. Além disso, o porta-malas tem uma capacidade de 470 litros e o tanque de combustível comporta 45 litros.
O Basalt adota suspensões dianteiras do tipo McPherson e uma barra de torção transversal na traseira, além de discos de freio dianteiros ventilados e tambores na traseira. A direção será assistida eletricamente.
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