Agora que o mês de agosto acabou, as montadoras contabilizam a quantidade de carros que elas venderam. Lá na China, o número de vendas de modelos 100% e também os híbridos plug-in bateu recorde e eles alcançaram a chamativa marca de 1 milhão de negócios concretizados.
Pelos números expostos pela empresa Rho Motion, em todo o último mês de agosto, o território chinês comercializou mais de 1 milhão de automóveis elétricos. Até agora, o mundo já teve mais de 9,8 milhões de vendas realizadas desses dois tipos de propulsão. Somente a China detém cerca de seis milhões de negócios fechados. Ou seja, é graças ao público chinês que os modelos elétricos chegaram à este nível.
Na visão de especialistas sobre o assunto, o mercado local teve um aumento de 33% em comparação com as vendas negociadas em agosto de 2023. Aliás, os Estados Unidos e o Canadá também registraram aumento de 9% nas negociações fechadas no último mês.
Mesmo em alta, os planos mudaram
Por sua vez, a Europa e o Reino Unido registraram queda de 4% nas vendas de carros elétricos em agosto de 2024. Segundo o portal Top Gear, esta foi a primeira vez que esses mercados tiveram um decréscimo nas negociações desses modelos. Na Europa, um dos países que possui uma situação bem chamativa é a Alemanha.
Lá, as negociações de carros elétricos não vem tendo um bom resultado. Enquanto isso, automóveis equipados com motor a combustão seguem vendendo de forma notória. Desse modo, o governo alemão começou a implantar incentivos para as montadoras tentarem reverter essa situação.
Mesmo que as vendas desses automóveis tenham tido números expressivos recentemente, grande parte das empresas automobilísticas já reavaliaram seus planos sobre este tópico. Porsche e Audi são dois belos exemplos, já que ambas criaram metas ambiciosas sobre veículos elétricos e querendo eliminar de forma brusca os motores a combustão.
Nisso, viram que a desaceleração na demanda pelos carros elétricos veio com força e agora já encontraram saídas para enfrentar essa crise. A Audi vai investir momentaneamente em automóveis híbridos plug-in e a Porsche vai oferecer modelos movidos a bateria e também terão uma versão movida a combustível fóssil.
Você tem ou teria um modelo 100% elétrico? Prefere eles ou os híbridos plug-in? Conte nos comentários