A Peugeot apresentou em nosso mercado o novo 208, com mudanças estéticas, na gama de motores e de versões. Fabricado na Argentina, na fábrica de El Palomar da Stellantis, o hatch compacto é oferecido nas configurações Active, Style, Allure e a exclusiva GT, também presente no utilitário esportivo compacto 2008.
O Peugeot 208 foi o primeiro a adotar a plataforma CMP (Common Modular Platform), compartilhada com os modelos Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus, por exemplo.
Visualmente renovado, a dianteira traz a nova identidade do fabricante. Tanto os faróis quanto as lanternas de LED receberam uma nova assinatura luminosa, o logotipo da Peugeot exibe um novo desenho, a grade do radiador é pintada na cor da carroceria e as laterais exibem rodas de 17 polegadas e arcos de roda em preto brilhante.
Peugeot 208 traz de volta a versão GT
O emblema GT (Gran Turismo) já aprece no SUV 2008 e também foi aplicado no dois-zero-oito. Ela é equipada com faróis Full LED, acionamento automático das luzes, farol alto automático, reconhecimento e exibição de limites de velocidade, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, rodas de 17 polegadas diamantadas, spoiler de teto, câmera de visão traseira VisioPark 180° e volante de couro com o emblema GT.
Sob o capô, o Peugeot 208 GT emprega um motor de três cilindros 1.0 turbo, conectado a um câmbio continuamente variável (CVT) de sete marchas simuladas. Esse conjunto já é utilizado no Peugeot 2008, no Fiat Fastback e na caminhonete Strada.
Antigamente, o Peugeot 208 empregava o motor 1.6 turbo e injeção direta THP (Turbo High Pressure) produzindo até 173 cv e 24,5 kgfm quando abastecido com etanol. Um foguete de bolso que acelerava de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e cravava 222 km/h de velocidade máxima.
Motores do novo Peugeot 208
O novo Peugeot 208 2025 oferece duas opções de motorização: 1.0, combinado a uma transmissão manual de cinco velocidades com 75 cv, além da unidade turboalimentada com 120 cv e 20,4 kgfm. Ambos os motores a gasolina combinam suavidade de operação e baixo custo de manutenção, de acordo com o fabricante. A opção do propulsor 1.6 não é mais oferecida.
O câmbio do tipo CVT possui três modos de operação: automático, manual com trocas sequenciais e Sport, que aproveita todo o desempenho do conjunto motriz ao configurar a direção, o controle de estabilidade e o mapa do pedal do acelerador.
Em 2012, a primeira geração do Peugeot 208 introduziu o conceito de i-Cockpit. Entre os destaques do i-Cockpit estão o volante compacto, o quadro de instrumentos em posição elevada e os comandos bem posicionados à mão.
O painel digital oferece uma interface intuitiva, com rápida visualização e telas configuráveis. Na versão Allure, a tela é em 2D, enquanto a versão GT conta com uma exclusiva tela 3D.
Em conforto e conveniência, a coluna de direção é ajustável em altura e profundidade, assim como também oferece o multimídia tátil de 10 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Há também um novo carregador de smartphone por indução de 15 W. As versões Allure e GT adicionam controle automático de climatização digital – o ar-condicionado é manual na Active.
O novo 208 estará disponível nas cores branco Banquise, branco Nacré, preto Pérola Nera e cinza Artense, com o Cinza Selenium sendo a nova adição à paleta da Peugeot. Os valores do novo Peugeot 208 2025 oficiais serão divulgados em 13 de setembro.
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