Se a vida encontra um meio, os carros elétricos saíram de um sonho para uma realidade próxima dos brasileiros. A BYD continua sua ofensiva no nosso mercado e, após os 100% elétricos Dolphin, Dolphin Plus, Dolphin Mini e os híbridos Song Pro DM-i, Song Plus DM-i e o sedã King DM-i, para citar, a nova aposta é o Yuan Pro.
Este SUV, considerado um “irmão” do Dolphin, chegou ao nosso mercado por R$ 182.800. Ou seja, tem o preço de um Jeep Renegade ou Volkswagen T-Cross, mas é uma opção livre de poluentes e de visitas frequentes aos postos de combustíveis.
É um carro voltado para quem procura mobilidade limpa e espaço para levar a família em deslocamentos urbanos ou pequenas viagens. O alcance máximo é de 250 quilômetros, de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
Como é o BYD Yuan Pro?
Construído na arquitetura E-Platform 3.0, compartilhada com o Dolphin, o utilitário esportivo elétrico da Build Your Dreams oferece 4,31 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e um entre-eixos de 2,62 m. No desafio da fita métrica, para comprar, a carroceria do Dolphin possui 4,12 m, 1,77 m, 1,57 m e 2,70 m, na ordem.
Essas proporções do BYD Yuan Pro são semelhantes às do Jeep Renegade e do Volkswagen T-Cross, com o preço de R$ 182.800 do BYD Yuan Pro ficando na mesma faixa das versões Willys T270 4×4 (R$ 179.990) e 250 TSI Highline (a partir de R$ 180.690), respectivamente.
O design limpo lembra alguns traços do Mercedes-Benz GLB ou da variante totalmente elétrica EQB. Agrada aos olhos pela linguagem visual que remete a linhas geométricas e pedras preciosas, uma estética vista no desenho da alavanca seletora de marchas.
Essa semelhança com esses dois SUVs alemães também aparece nas lanternas conectadas na tampa do porta-malas, que, ao ser aberta, revela um compartimento de bagagens de 265 litros ou 1.210 litros após o rebatimento dos encostos da segunda fileira de bancos.
Interior
A cabine segue a qualidade construtiva da BYD, com materiais agradáveis ao toque, bons plásticos texturizados e um sistema multimídia de 12,8 polegadas giratório, que pode ser usado tanto na vertical quanto na horizontal. Além disso, o quadro de instrumentos de 8,8 polegadas é totalmente digital, e ambas as telas se destacam pela resolução e organização dos menus.
Quem viaja atrás encontra um bom espaço para os joelhos e as pernas graças aos 2,62 m de entre-eixos. Os bancos traseiros, assim como os dianteiros, agradam pela densidade das espumas, que são macias na medida certa e bastante confortáveis.
O encosto traseiro tem uma inclinação agradável que não cansa em deslocamentos mais longos. Só faltam as saídas de ar dedicadas, mas, em contrapartida, estão disponíveis entradas USB para carregamento de gadgets ou smartphones.
Entre os itens de série, estão os bancos dianteiros ajustáveis eletricamente (o do motorista em seis posições e o do passageiro em quatro), o pacote de iluminação interna configurável, o carregamento de smartphone por indução, os espelhos retrovisores com desembaçador, um sistema de áudio com seis alto-falantes, e o acesso à cabine pode ser feito via smartphone ou por um cartão devido a tecnologia NFC.
Dirigibilidade livre de ruídos e de emissões
A condução deste SUV elétrico é favorecida pelo motor de 177 cv e 29,5 kgfm de torque. Com respostas instantâneas ao pedal do acelerador, o BYD Yuan Pro dispara à frente com uma boa dose de fôlego. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h.
A BYD provou que os carros 100% elétricos podem ser eficientes e agradáveis de dirigir, principalmente nos deslocamentos urbanos, com total ausência de ruídos. Diferentemente de outros modelos da marca, a suspensão traseira agora está adequadamente calibrada ao gosto dos brasileiros.
Melhor que no Dolphin e Dolphin Mini, o conjunto trabalha de forma mais conectada ao solo, sem transmitir oscilações ou ser demasiadamente macio. E as rodas de 17 polegadas calçam pneus Westlake de medidas 215/60.
Um carro ágil, que proporciona boas retomadas de velocidade tanto no uso urbano quanto no traçado do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo. À medida que acelera com vigor, os freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente e sólidos atrás) garantem paradas eficientes e uma modulação do pedal semelhante à de carros a combustão.
Entretanto, a direção assistida eletricamente poderia ser ligeiramente mais conectada ao asfalto, mas o conjunto da obra agrada em cheio, assim como a área envidraçada permite uma ótima visualização de tudo ao redor do BYD.
Estão disponíveis modos de condução que alteram a entrega de desempenho: o Eco, focado na eficiência, e o Sport, configurado para a máxima performance. A regeneração pode ser ajustada da mais leve para a mais forte, sem causar desconforto na cidade. Apenas deixa o carro mais amarrado, ajudando no carregamento da bateria.
Falando nisso, a energia é armazenada na bateria Blade (LFP – lítio-fosfato-ferro) de 45,1 kWh, garantindo um bom centro de gravidade ao BYD. Na hora de recarregar, o BYD Yuan Pro pode ser conectado a equipamentos de carregamento até 6,6 kW em corrente alternada (AC) ou até 60 kW em corrente contínua (DC). O Yuan Pro também pode ser transformado em uma fonte de energia portátil, fornecendo energia para eletrodomésticos, por exemplo.
A segurança não foi descuidada: o BYD Yuan Pro traz seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controlador de velocidade de cruzeiro e assistente de partidas em rampas.
Veredicto BYD Yuan Pro
O BYD Yuan Pro é ideal para quem deseja mobilidade limpa para a família e não quer visitas constantes aos postos de combustíveis. Convence do ponto de vista técnico e de engenharia, mas o porta-malas poderia ser ligeiramente maior. Com 265 litros (bancos em posição normal), é inferior ao de SUVs a combustão, como o Jeep Renegade, com 320 litros, por exemplo.
Ainda assim, para quem deseja um utilitário esportivo elétrico, é uma boa opção, embora o alcance máximo de até 250 quilômetros possa ser um impedimento para viagens mais longas.
O que você achou do BYD Yuan Pro? Compraria este SUV totalmente elétrico? Deixe sua opinião nos comentários!