Mesmo que tenha voltado atrás em seus planos de ser 100% elétrica até 2030, a Volvo continua traçando seu futuro eletrificado. A prova disso é que em 2026, ela vai lançar o novo SUV elétrico EX60 baseado em uma plataforma totalmente nova e modular. A arquitetura vai trazer diversas tecnologias e pode equipar carros de diversos tamanhos e segmentos distintos.
A futura plataforma SPA3 será a substituta da atual SPA2, a mesma que equipa do novo SUV EX90. O desenho da nova arquitetura, segundo os executivos da marca, é mais maleável, então ela pode estar presente em carros com tamanhos variados. Além dela, os futuros lançamentos da montadora sueca trarão novos hardwares, softwares, módulos e mais tecnologias.
Cada um deles vai usar seus próprios recursos, todos baseados em seus respectivos segmentos e posicionamento do mercado. A futura arquitetura da Volvo poderá equipar modelos menores do que o SUV EX30 e até maiores que o EX90. Ela tem uma capacidade de atualização diferenciada e tem menos custo de produção e de investimento, o que será um destaque.
XC60 terá companhia especial
Em entrevista com a equipe do portal Autocar, Anders Bell, chefe de engenharia e tecnologia da fabricante sueca, contou que a arquitetura SPA3 vai trazer diversas mudanças tecnológicas em relação à plataforma SPA2 e que ela foi projetada para ser maleável em quesitos como custo, tamanho e principalmente em volume de produção.
Já o vice-CEO da Volvo, Björn Annwall, pontuou que o EX60 marcará um grande passo no quesito eletrificação da marca. A expectativa é que o futuro SUV tenha pegada de tamanho médio, tal como seu irmão a combustão XC60 possui hoje e por isso se tornou o queridinho da fabricante e dos clientes.
Aliás, é bastante provável que o atual XC60 ganhe mudanças visuais logo mais, já que ele deve conviver por alguns anos com seu irmão 100% elétrico. Desse modo, a Volvo pode atender os mais diversos compradores. O futuro EX60 terá como principais rivais o Mercedes-Benz GLC elétrico, o BMW iX3 e outros SUVs. A data oficial de lançamento, local de fabricação e mercados que ele chegará não foram revelados até agora.
Você terá um Volvo XC60 a combustão ou preferirá o EX60 elétrico? Quer ter um carro 100% elétrico na sua garagem? Conte nos comentários