.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Um investimento atrás do outro

BYD quer investir mais dinheiro em fábrica na Bahia em breve

A BYD já ia investir uma determinada quantia em sua planta na Bahia, mas como a demanda cresceu ela vai colocar mais dinheiro na jogada

[Auto+ / João Brigato]
[Foto: Auto+ / João Brigato]

Que a BYD já ia investir na Bahia devido sua planta em Camaçari o público tinha certeza. Contudo, a marca chinesa resolveu que vai aplicar mais um pouco de dinheiro para sua instalação e o montante servirá para expandir mais sua linha de produção. O anúncio da novidade deve ocorrer em breve.

Segundo informações dos portais Bahia Econômica e Portal A Tarde, a principal razão desse acréscimo de cerca de R$ 1 bilhão em relação ao investimento inicial é que a montadora anotou um crescimento nas importações dos seus modelos eletrificados para cá nos últimos tempos. Foi por isso que seus executivos decidiram investir mais dinheiro.

Já que mais verba será destinada para a construção da sua planta, mais empregos diretos e indiretos sejam criados. No projeto inicial, a BYD previa que 10 mil funcionários seriam contratados e agora o número deve subir. Além de cuidar da sua instalação, o montante deverá ser destinado também para o desenvolvimento de novas tecnologias e isso será feito em parceria com o governo baiano.

BYD Song Pro GS [Auto+ / João Brigato]
BYD Song Pro GS [Auto+ / João Brigato]

Sinal positivo

Quem começou a divulgar essa novidade foi o senador Jacques Wagner do PT da Bahia, que é líder do governo no Senado. Ele deu a notícia em primeira mão para os ouvintes da estação de rádio Antena 1 recentemente. Por sua vez, Angelo Almeida, secretário estadual de desenvolvimento econômico e que é filiado do PSB também deu seu ponto de vista.

Para ele, os carros da BYD produzidos na Bahia já deverão estar no mercado em meados de 2025. Ele pontuou para o Portal A Tarde que os executivos da fabricante fazem estudos acerca da ampliação da capacidade de produção da planta de Camaçari, tudo por causa da demanda que foi maior do que eles haviam planejado inicialmente. Para finalizar, Almeida disse que isso é um bom sinal.

BYD Dolphin Mini [divulgação]
BYD Dolphin Mini [divulgação]

A montadora chinesa trouxe diversas novidades ao mercado brasileiro em 2024. Ela começou o ano lançando o hatch compacto elétrico Dolphin Mini. Depois dele vieram o sedã híbrido plug-in King, o SUV PHEV Song Pro, agora veio o SUV elétrico Yuan Pro e até o fim do ano chegará a caminhonete Shark, também híbrida plug-in.

Você gosta da BYD e dos carros dela? Qual modelo você teria na sua garagem? Conte nos comentários