Se há um tipo de modelo que os chineses dominam são os SUVs híbridos de porte médio. Aqui no Brasil, BYD Song Plus e GWM Haval H6 fazem sucesso, obrigando a concorrência a se mexer. Só que a GM, dona da Chevrolet, já está de olho nessa briga e lançou o inédito Wuling Starlight S na China.
A Wuling é uma divisão de baixo custo da General Motors focada na China, mas que está passando por um intenso processo de expansão global. Alguns modelos da marca, inclusive, são vendidos como Chevrolet em alguns países. Ou seja, bem que a GM poderia trazer o modelo para o Brasil para brigar com Song Plus e Haval H6.
O porte é bem semelhante à dupla chinesa, com 4,74 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,68 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. Ele chega a ser ligeiramente maior do que o Equinox, que é atualmente vendido no Brasil. Já a motorização, segue à risca o que é aplicado nos rivais.
Igual ao Song Plus e ao Haval H6
O Wuling conta com um motor 1.5 quatro cilindros aspirado ligado a um conjunto elétrico. Ao todo, são 204 cv e 31,7 kgfm de torque. Comparando ao Song Plus, o BYD entrega 235 cv e 40,8 kgfm no total combinado. Já o Haval H6 PHEV19 é bem mais forte: 326 cv e 54 kgfm. Segundo a GM, o Starlight S faz 1.100 km com tanque e baterias cheios.
Para atingir tal quilometragem é preciso optar pela variante com baterias de 20,5 kWh, que provém autonomia 100% elétrica de 130 km. Há uma variante de entrada com 9,5 kWh de bateria, totalizando 60 km de autonomia só na energia. Independentemente da versão, o tempo de 0 a km/h é de 7,9 segundos.
Há também uma versão totalmente elétrica do Wuling Starlight S. Nesse caso, ele conta com baterias de 60 kWh que provém 510 km de autonomia. A potência e o torque não foram revelados, mas a GM promete 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. Lá na China, ele começará a ser vendido por 99.800 yuan (R$ 79.343), indo até 119.800 yuan (R$ 95.243).
Meio Buick
Na parte visual, o Starlight S parece bastante com um modelo da Buick por conta dos faróis divididos. A frente é limpa, com uma entrada de ar baixa bem discreta. O farol principal está separado e mais baixo, sendo cortado por um feixe do LED diurno. Na traseira, ele traz lanternas em formato de seta e visual igualmente minimalista.
O interior é bem parecido com dos modelos da BYD, onde há uma tela gigantesca como central multimídia e uma outra tela horizontalizada para fazer o papel de painel de instrumentos. O console central é bem alto, trazendo um nicho na parte inferior para armazenamento de objetos.
Você acha que a GM deveria vender o Wuling Starlight S como Chevrolet no Brasil para brigar com Song Plus e Haval H6? Conte nos comentários