Quando o Volkswagen Jetta GLI foi lançado em 2019, comentei que o sedã era imbatível na relação custo-diversão, sendo oferecido à época por R$ 144.990. Com o passar do tempo, o valor aumentou para a partir de R$ 245.390, mas esse VW continua sendo um verdadeiro ás em qualquer circunstância.
O Volkswagen Jetta GLI é um verdadeiro jato ao volante na medida certa, oferecendo um desempenho sedutor em baixas, médias e altas rotações. Essa versatilidade faz com que seja um ótimo carro tanto para o dia a dia quanto para arrancar sorrisos em qualquer situação.
Embora sedãs geralmente sejam comedidos em suas reações, o Volkswagen Jetta GLI quebra essa regra. Sob o capô, esconde uma poderosa combinação: um motor de quatro cilindros 2.0 turbo com injeção direta (sem a indireta) e a transmissão de dupla embreagem DQ381, banhada a óleo.
Essa combinação é comparável pela velocidade de atuação, metaforicamente, à metralhadora MG42 da Segunda Guerra Mundial, que disparava 1.200 tiros por minuto.
O motor de quatro cilindros 2.0 turbo, que trabalha em conjunto com a caixa de sete marchas, substituindo a antiga de seis velocidades, entrega agora 231 cv e 35,7 kgfm. Embora um cavalo de potência a mais possa parecer pouco, é a transmissão que realmente brilha.
O Volkswagen Jetta GLI sempre foi sedutor, desde os tempos do motor cinco cilindros 2.5 naturalmente aspirado de 170 cv ou o 2.0 turbo com 211 cv. Contudo, essa configuração seduz pela sua capacidade de caminhar à frente, sem turbolag (atraso do turbocompressor) e com mudanças de marchas realizadas com pouca queda de rotação. Conforme os números do fabricante, o três volumes acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.
O câmbio DQ381 é extremamente rápido, comparável figurativamente ao Messerschmitt Me 262, o primeiro caça a jato do mundo.
As trocas ocorrem num piscar de olhos, com a possibilidade de reduzir até quatro marchas, dependendo da situação, e retomar rapidamente a sétima marcha. As mudanças sequenciais podem ser feitas tanto pelas borboletas atrás do volante quanto pela alavanca seletora de câmbio.
Modos de condução e dinâmica
Estão disponíveis quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Este último permite ajustar individualmente os parâmetros ao gosto do motorista, configurando a transmissão, o som do motor, a direção, o ar-condicionado, o controlador de velocidade adaptativo e a trava central do eixo frontal.
No modo Eco, as reações são mais brandas e voltadas para a eficiência. No modo Sport, o sedã revela todo o seu potencial, transmitindo uma sensação de torque steering, com a dianteira puxando nas acelerações. No uso cotidiano, o sistema Start-Stop funciona suavemente, tanto ao desativar quanto ao ligar o motor EA888.
Um sistema de escape com válvula ativa para um ronco mais profundo seria uma adição interessante, mas, felizmente, o sopro do turbo já é bem presente. Em contrapartida, a excelente dinâmica do sedã é apoiada pela direção eletricamente assistida, rápida e comunicativa, transmitindo exatamente o que acontece no asfalto, com pneus Hankook Ventus S1 Evo 225/45 em ambos os eixos.
As suspensões, com arquitetura McPherson na frente e multilink atrás, equilibram conforto e esportividade, não sendo nem excessivamente firmes nem desconfortáveis em buracos, apesar do perfil 45 dos pneus. A altura em relação ao solo é de 13,8 cm, evitando que a dianteira raspe facilmente em lombadas ou valetas.
O Volkswagen Jetta GLI serpenteia nas curvas com baixa rolagem da carroceria, mantendo a trajetória com mínimas correções ou necessária aplicação de contraesterço, enquanto os freios ventilados na frente e sólidos atrás garantem frenagens eficientes.
Cabine do Volkswagen Jetta GLI
Em termos de habitabilidade, o Volkswagen Jetta GLI oferece bom espaço para até cinco ocupantes, com um acabamento de qualidade e atenção aos detalhes. A ótima posição de dirigir é rapidamente conquistada, e os assentos frontais possuem ajustes elétricos com três memórias, aquecimento/ventilação, enquanto a coluna de direção é amplamente regulável.
O quadro de instrumentos totalmente digital de 10,25 polegadas e o sistema multimídia VW Play de 10,1 polegadas possui uma interface simples e intuitivas. Outras comodidades incluem ar-condicionado Climatronic de duas zonas, carregador de smartphone por indução, entradas USB-C e um pacote de iluminação interna configurável em dez tonalidades.
Para os passageiros traseiros, o espaço é bom para as pernas e os joelhos, mas o quinto ocupante tem que conviver com o túnel central elevada.
O porta-malas tem capacidade volumétrica de 510 litros e permite a expansão ao rebater os encostos traseiros, embora a tampa do compartimento de bagagens não seja motorizada.
Visual e equipamentos
O visual do Jetta GLI é chamativo na medida certa, com detalhes em vermelho que evocam esportividade. Eles estão presentes nas extremidades do para-choque dianteiro, na grade do radiador, nas laterais, nas pinças de freio e nos emblemas GLI ao redor da carroceria.
Em termos de segurança, o Jetta GLI conta com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), frenagem autônoma de emergência, controlador de velocidade adaptativo, Isofix para fixação de bancos infantis, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de permanência em faixa, auxílio de estacionamento, alerta de pontos cegos com assistente de saída de vaga e sistema de reconhecimento de cansaço e distração.
Veredicto
O Volkswagen Jetta GLI consegue equilibrar muito bem a usabilidade com um toque esportivo, sem abdicar do conforto ou se tornar incômodo no uso cotidiano. É um sedã pensado para quem deseja um carro ágil ao volante e que transmite as qualidades da engenharia alemã de forma precisa.
Afiado como um bisturi e sedutor de dirigir, o Volkswagen Jetta GLI é um automóvel com “A” maiúsculo.
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