Agora turbinado

Citroën C3 Turbo ganha tempero e tem preço bom | Impressões

Agora turbinado, o Citroën C3 You quer repetir a fórmula do Peugeot 208, mas há um abismo entre os primos franceses

Citroën C3 You [Auto+/Leo Alves]
Citroën C3 You [Auto+/Leo Alves]

Lançado em 2022 para marcar a nova fase de sua montadora no Brasil, o Citroën C3 tem uma proposta interessante, já que consegue ser um carro de entrada maior que Renault Kwid e Fiat Mobi, mas muitas vezes é vendido por um preço menor que o dos subcompactos. Após quase dois anos de mercado, a marca francesa fez uma importante mudança: tirou o motor 1.6 de linha e, em seu lugar, incorporou o 1.0 turbo.

Disponível apenas na versão You, a nova topo de linha do Citroën C3, o motor 1.0 turbo é o mesmo já utilizado por diversos carros da Stellantis, e que estreou por aqui no Fiat Pulse. Ele entrega 130 cv / 125 cv (etanol/gasolina) e 20,4 kgfm de torque, independentemente do combustível utilizado.

Para acompanhar o motor, está presente o câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas. E, da mesma forma que aconteceu com o Peugeot 208, o motor turbinado deu um novo fôlego ao Citroën C3. As respostas são rápidas, principalmente porque o hatch é bastante leve, pesando pouco mais de 1.100 kg. 

Citroën C3 You [divulgação]
Citroën C3 You [divulgação]

E o casamento entre motor e câmbio CVT é digno de se tirar o chapéu. A Stellantis acertou a fórmula deste conjunto, e todos os modelos que o utilizam, conseguem entregar a mesma satisfação ao volante. Propulsor e transmissão conversam bem, e o resultado faz até com que se esqueça que se trata de um carro com CVT. Exceto quando é necessário pisar fundo no acelerador. Nesse caso, o giro sobe e o barulho alto do motor invade a cabine.

Reforços do Citroën C3

Para dar conta da potência extra, a Citroën precisou ajustar alguns pontos do C3. Por isso, a suspensão foi reforçada, assim como a coluna de direção, e os freios foram redimensionados. Na prática, essas mudanças são imperceptíveis, mas de um modo positivo. O hatch mantém a tradição da marca em ter ótimos acertos de suspensão, e a carroceria não rola demais em curvas.

Citroën C3 You [Auto+/Leo Alves]
Citroën C3 You [Auto+/Leo Alves]

O C3 turbo é bastante estável em rodovias, e consegue se sair bem até mesmo em trechos de estrada de terra. Fizemos uma trilha curta com o hatch, onde foi possível comprovar isso. Para quem precisa de um carro para todas as ocasiões, talvez o modelo da Citroën possa ser uma boa alternativa.

Equipamentos

Por ser a versão topo de linha, é de se esperar que o Citroën C3 You traga uma boa lista de equipamentos. E, dentro da proposta do hatch, isso acontece. Ele conta com ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, volante multifuncional revestido em couro, bancos revestidos em couro e com ajuste de altura para o motorista, rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisores elétricos e câmera de ré.

Citroën C3 You [divulgação]
Citroën C3 You [divulgação]

Como novidade, a versão You traz teto, retrovisores e rodas pintadas em preto, adesivos característicos da configuração, e a estreia da chave canivete no modelo. Esse era um ponto bastante criticado e, felizmente, foi alterado.

Só que o mesmo não pode ser dito do painel de instrumentos. Ele continua sendo pequeno e com poucas informações, algo difícil de conviver. A posição do acionamento dos vidros elétricos traseiros também não mudou, ficando em posição centralizada no console, e não nas portas. Um erro de ergonomia.

Citroën C3 You [Auto+/Leo Alves]
Citroën C3 You [Auto+/Leo Alves]

Veredicto

Esta não é uma avaliação completa do Citroën C3 You, já que tive apenas um contato inicial com o carro. No entanto, é preciso julgá-lo dentro da sua expectativa de mercado. Por R$ 95.990, ele consegue oferecer um bom conjunto, e o motor turbo é o principal atrativo do carro.

No entanto, já é sabido que o valor do modelo vai saltar para R$ 99.990 quando o lançamento passar, ao menos que a Citroën mude de ideia. E essa faixa já coloca ele perto demais do Peugeot 208, que é um carro mais refinado, além de outros concorrentes, como VW Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Por isso, seria interessante se a marca mantivesse o valor do C3 abaixo desses modelos. Pois assim, sua relação custo-benefício ficaria mais atrativa.

Citroën C3 You [Auto+/Leo Alves]
Citroën C3 You [Auto+/Leo Alves]

Você teria um Citroën C3 turbo? Deixe nos comentários a sua opinião.