Mitologia é um conjunto de histórias e lendas criado para explicar a origem do mundo e os comportamentos da humanidade. Entre as mais conhecidas estão a mitologia grega, romana, nórdica e egípcia.
Essas narrativas envolvem heróis, deuses e criaturas, servindo como fonte de inspiração para a literatura, a arte, e até mesmo para nomes de carros ou caminhonetes. Confira abaixo alguns exemplos:
Fiat Argo
O Fiat Argo compartilha seu nome com o famoso navio da mitologia grega. O Argo foi construído por Argus, um mestre carpinteiro, e é conhecido por sua construção robusta e rápida. Equipado com a capacidade de “falar” graças a um presente da deusa Atena, o Argo foi o barco dos Argonautas na busca pelo Velocino de Ouro. Entre os heróis da tripulação estavam Hércules, Orfeu e Atalanta.
Nissan Titan
A caminhonete Nissan Titan é nomeada em referência aos Titãs, deuses antigos da mitologia grega conhecidos pela força e poder. Os Titãs, como Prometeu e Cronos, governaram antes dos deuses olímpicos. Cronos, o mais famoso, foi o deus do tempo e líder dos Titãs, cuja história inclui sua queda e aprisionamento após a Titanomaquia, uma grande guerra contra os deuses olímpicos.
Fiat Cronos
Cronos foi o líder dos Titãs e deus do tempo na mitologia grega. Ele, que governou durante a Era de Ouro, era temido por devorar seus filhos para evitar ser destronado. Eventualmente, seu filho Zeus o desafiou, levando à Titanomaquia e à prisão de Cronos no Tártaro, que é descrito como a parte mais profunda e sombria do submundo, situado abaixo do Hades (região geral dos mortos). Um lugar de prisão e punição para os condenados.
Aston Martin Vulcan
O nome Vulcan é inspirado em Vulcano (ou Hephaestus na mitologia grega), o deus do fogo, dos vulcões e da metalurgia. Hephaestus, filho de Zeus e Hera, era conhecido por suas habilidades de ferreiro e pela criação de armas e artefatos divinos. Vulcan, a versão romana de Hephaestus, também é associado ao fogo e aos vulcões.
Na mitologia grega, Hephaestus é ligado aos símbolos de martelo, bigorna, fogo, escudos e armas, por exemplo.
Honda Odyssey
O nome Odyssey vem da épica grega “Odisseia”, atribuída ao poeta Homero. A “Odisseia” narra a longa e tumultuada jornada de Odisseu (ou Ulisses) de volta para casa após a Guerra de Troia. O nome “Odyssey” é usado para refletir a ideia de uma grande jornada ou aventura, um conceito sugerido pelo Honda Odyssey.
Você conhecia a origem desses nomes? Deixe seu comentário!