Era inevitável que o desenvolvimento dos carros elétricos não diminuísse o custo de algumas peças, já que a indústria consegue desenvolver novas tecnologias menos custosas com o passar do tempo, além do fato de que a escala industrial também ajuda na redução dos custos de determinadas peças.
No entanto, um estudo recente, que foi feito pelo escritório de tecnologia automotiva do departamento de energia dos EUA, mostrou que o custo das baterias dos carros elétricos caiu vertiginosamente nos últimos 15 anos. Os valores em 2023 foram 90% mais em conta do que em 2008.
De acordo com o levantamento, o custo de uma bateria de íons de lítio era de US$ 1.415 por cada kWh. Em 2023, este custo foi reduzido para US$ 139/kWh. Corrigindo o valor de acordo com a inflação americana, o valor em 2008 seria menor, caindo para US$ 1 mil. Mesmo assim, é uma diferença considerável.
Desenvolvimento das baterias dos carros elétricos
O estudo considera apenas veículos leves e com produção de pelo menos 100 mil unidades por ano. Para exemplificar os valores com um carro atual, a bateria do Tesla Model Y, que tem 81 kWh, custaria US$ 114.615 em 2008. Em 2023, essa mesma bateria custaria US$ 11.529.
Apesar do enorme avanço em 15 anos, as fabricantes desejam que as baterias fiquem ainda mais baratas nos próximos anos. Dessa forma, será possível reduzir o custo de produção dos carros elétricos, com eles ficando cada vez mais próximos do preço dos modelos a combustão.
Além de ficarem mais baratas, as baterias tiveram diversas melhorias nesses anos todos. Elas estão mais leves e até menores, embora a capacidade de carga só tenha aumentado. Portanto, embora ainda haja um longo caminho de desenvolvimento dos carros elétricos, já é possível ver o quanto a indústria avançou na última década.
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