Os carros híbridos e elétricos foram alvo de um novo estudo. Enquanto é amplamente conhecido que veículos elétricos não produzem emissões no escapamento, muitas vezes se questiona os processos de fabricação e descarte dessas baterias. No entanto, um novo estudo do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT) revela que os elétricos são os grandes vencedores em termos de emissões ao longo do ciclo de vida dos veículos – especialmente quando carregados com energia renovável.
Para os veículos modelo 2024 nos Estados Unidos, o impacto ambiental é claro: híbridos convencionais (HEVs) emitem 2,2 vezes mais gases de efeito estufa (sedãs) e 2,5 vezes mais (SUVs) ao longo de seu ciclo de vida do que seus equivalentes BEV.
Da mesma forma, híbridos plug-in (PHEVs) em ambas as categorias emitem aproximadamente o dobro. Em contraste, SUVs com motor a combustão produzem até 3,5 vezes mais emissões que os elétricos equivalentes.
Esses números foram baseados em veículos carregando a partir da média da rede elétrica. No entanto, quando os elétricos são alimentados inteiramente por eletricidade renovável, os SUVs híbridos emitem 4,9 vezes mais gases e os SUVs a combustão podem gerar 6,7 vezes mais gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida.
Poluição dos carros híbridos
O ICCT afirma que as emissões líquidas de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida dos veículos incluem emissões provenientes da fabricação das baterias e dos veículos, produção de matéria-prima e combustível, uso do veículo e descarte no fim da vida útil. Essa medida abrangente fornece uma visão clara do impacto ambiental dos carros.
Essa avaliação atualiza uma análise realizada em 2021. De acordo com o estudo original, as emissões ao longo do ciclo de vida de um elétrico médio vendido nos EUA em 2021 eram entre 57% e 68% menores do que as de um veículo a combustão equivalente, variando conforme a rede de carregamento utilizada.
Para uma comparação direta, os números atualizados para 2024 sugerem que os elétricos são entre 66% e 74% mais limpos em comparação aos seus rivais a combustão, ou até 85% mais limpos quando adicionada a eletricidade renovável.
O ICCT também fez projeções para 2030, quando se espera que os benefícios ambientais dos carros elétricos sejam ainda maiores. Especificamente, as emissões ao longo do ciclo de vida dos SUVs a combustão em 2030 são estimadas para ser 7,5 vezes maiores que as dos elétricos equivalentes alimentados por energia renovável.
Além disso, o estudo indica que os híbridos, sejam eles PHEVs ou HEVs, têm um potencial consideravelmente mais limitado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa comparado aos elétricos. Você pode conferir o estudo completo neste link.
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