Os dias do atual Jeep Compass estão contados. Ainda que no Brasil ele tenha o frescor de novidade por conta da introdução das versões com motor 2.0 quatro cilindros turbo, a atual geração é de 2016. Com isso, ele se aproxima o fim de seu ciclo de vida, tanto que o sucessor já será mostrado em 2024.
Segundo a revista Auto Express, o Jeep Compass de terceira geração terá como foco a Europa, com o objetivo de fazer o modelo crescer no segmento. Nos EUA ele vende relativamente bem, enquanto no Brasil é o rei dos SUVs médios. Por isso, vai tentar atacar com mais afinco o mercado no qual é fraco hoje.
Como já era esperado, o Jeep Compass vai deixar de usar a plataforma Small Wide 4×4 que é usada nos irmãos Renegade e Commander, além das primas Fiat Toro e Ram Rampage. A nova geração terá a base STLA-Medium como ponto de partida, sendo a mesma que o novo Peugeot 3008 e o 5008 usam, além do Opel Grandland.
Aliás, esses modelos são importantes para a estratégia da Jeep. Afinal, o 5008 e o Grandland são bem grandes, tendo porte de Commander e sete lugares. Já o 3008 é um SUV cupê, que terá o mesmo porte do modelo da Jeep. Ou seja, o Compass vai atacar exatamente nos pontos em que Opel e Peugeot não estão hoje. Além da capacidade off-road de sempre.
Mais motores
Parte importante da estratégia da Stellantis, o novo Jeep Compass 2025 terá várias opções de motorização. O modelo será vendido em variantes a combustão (gasolina e diesel), semi-híbrido, híbrido, híbrido plug-in e 100% elétrico. A marca usará outro sistema híbrido diferente do atual 4xe que se mostrou não tão eficiente, mas manterá tração 4×4.
Aqui no Brasil é pouco provável que a Jeep substitua tão prontamente o Compass. Como o modelo recebeu o novo motor 2.0 turbo, ainda é preciso pagar por esse investimento. Se na Europa, a ideia é vender o SUV médio a partir de 2025, espere por sua renovação por aqui em 2026 para frente.
Você acha que o Jeep Compass vai vender mais na nova geração? Conte nos comentários.