SUV revelado

Citroën Basalt tem motor turbo e mais itens que Aircross

Revelado completamente na Índia, o Citroën Basalt antecipa alguns detalhes que também devem estar presentes na versão brasileira

Novo Citroën Basalt [reprodução]
Novo Citroën Basalt [reprodução]

Depois de diversos teasers, enfim o Citroën Basalt foi revelado oficialmente na Índia. Dessa forma, é possível ver o SUV cupê com seu design final para saber como será a versão vendida no Brasil, que deve ser revelada por aqui até o final do ano. E se o visual pode não ter nenhuma surpresa, ao menos há boas notícias em relação aos equipamentos.

E, confirmando a suspeita, o Citroën Basalt será mais equipado que o Aircross. Ao analisar as imagens do interior do novo SUV, é possível notar que há o ar-condicionado digital, item que o Aircross não tem nem em sua versão mais completa. 

Outro ponto que muda é o posicionamento do botão de acionamento do vidro elétrico na traseira. Em vez de serem posicionados no console central, como acontece no Aircross, os botões foram colocados nas portas, como é habitual. Há saídas de ar dedicadas também para quem viaja atrás, mas o ventilador no teto segue presente. 

Novo Citroën Basalt [reprodução]
Novo Citroën Basalt [reprodução]

Visual do Citroën Basalt

Em relação ao design, o Basalt confirma o que já havia sido mostrado nos teasers. A dianteira segue a mesma receita do C3 e do Aircross, mas a carroceria é alargada como no SUV de sete lugares, por se tratar de um carro maior que o C3. No entanto, o design dianteiro é igual ao dos modelos vendidos no Brasil, sendo diferente das versões europeias, mais sofisticadas.

Na traseira, o visual é mais equilibrado que o do Fiat Fastback, por exemplo. O balanço traseiro é menor e o carro ficou mais proporcional. Debaixo da tampa do porta-malas, a capacidade de carga é de 470 litros.

Novo Citroën Basalt [reprodução]
Novo Citroën Basalt [reprodução]

Motor

Na Índia, o Citroën Basalt vai utilizar duas opções de motores. As versões mais simples serão equipadas com o propulsor 1.2 aspirado de 83 cv e 11,7 kgfm, atrelado ao câmbio manual de cinco marchas. Já o modelo 1.2 turbo será utilizado nos modelos mais completos. Ele entrega 111 cv e 19,3 kgfm, sendo associado ao câmbio manual de seis marchas. Nas versões automáticas, também com seis marchas, o torque é maior, chegando a 20,9 kgfm.

Quando for lançado no Brasil, não haverá grandes novidades na parte mecânica. Afinal, assim como o Aircross, o Basalt vai ser equipado com o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, atrelado ao câmbio automático do tipo CVT.

Novo Citroën Basalt [reprodução]
Novo Citroën Basalt [reprodução]

Gostou do novo Citroën Basalt? Deixe nos comentários a sua opinião.