O Honda Civic Type R é um dos poucos carros à venda em nosso mercado capazes de oferecer usabilidade cotidiana e altas doses de diversão ao volante, da mesma forma que faziam as versões Si com os motores K20, K24 e 1.5 turbo.
Entretanto, no mercado japonês tudo é diferente, e o motor 1.5 turbo continua disponível na carroceria hatchback – nos Estados Unidos, essa mecânica é encontrada na configuração Si.
Na terra do sol nascente, o Honda Civic recebeu uma configuração com foco na diversão ao volante com atualizações específicas para o mercado local. Ou seja, a versão RS mantém o terceiro pedal e produz 204 cv.
Honda Civic RS foca na dirigibilidade
Além do maior prazer de dirigir proporcionado pela caixa manual, o Honda Civic RS ganhou uma função que eleva as rotações nas reduções de marchas, como um punta-tacco eletrônico.
Ele também é equipado com freios dianteiros maiores, barra estabilizadora mais rígida e altura de rodagem 50 mm rebaixada, com novos amortecedores e buchas.
O visual exterior mostra as rodas de 18″, o para-choque dianteiro reestilizado, o emblema RS em vermelho e a grande asa montada sobre a tampa do porta-malas, seguindo a pegada do Honda Civic Type R.
A novidade deve chegar às concessionárias do Japão no último trimestre de 2024, mas os preços infelizmente ainda não foram divulgados. Em nosso mercado, a variante Type R custa a partir de R$ 429.900 e combinada o propulsor de quatro cilindros 2.0 turbo ao câmbio manual de seis marchas para render 297 cv.
O que você acha dos carros da Honda? Teria um Honda Civic Type R ou um Toyota GR Corolla? Escreva a sua opinião nos comentários!