Esportivo não!

Nissan Versa SR não é esportivo e tudo bem | Impressões

Nissan Versa SR não é esportivo e tudo bem | Impressões

Durante anos, o Brasil teve carros em versões esportivadas. Daquele tipo de modelo que vestia uma veste esportiva, mas não entregava nada além no quesito performance. Quando a Nissan lançou o Versa SR, parecia que esses tempos haviam voltado. Mas não. Ele não é esportivado. Aliás, nem tenta ser.

A ideia real da Nissan com essa versão foi preencher a lacuna que existia entre a versão Advance (R$ 117.990) e Exclusive (R$ 133.490), o colocando em R$ 125.190. Para isso, equalizou a lista de itens de série e deu a ele alguns toques visuais interessantes, que tentam exalar certa esportividade.

Toque vermelho

Na cabine, ele traz bancos revestidos em tecido preto e vermelho, o tom de destaque também vai para as costuras nas portas e na faixa de couro macio do painel. Esse, aliás, é um dos grandes pontos positivos do Nissan Versa: a cabine. A qualidade do acabamento é acima da média e os encaixes são muito bem feitos.

Nissan Versa SR [Auto+ / João Brigato]

Apesar de algumas economias bem ruins como encosto de cabeça fixo e a ausência de iluminação nos botões da porta (salvo o do vidro do motorista), a cabine é superior a maioria dos rivais. O cluster é parcialmente digital, trazendo uma tela completa do lado esquerdo, ao passo que o velocímetro segue analógico.

Já a central multimídia é típica da Nissan com central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. A tela é levemente lavada, com qualidade apenas ok e menus datados. Merecia uma nova central para combinar com a modernidade do carro. 

É um Versa, agradeça

Se você já pegou um Nissan Versa quando fez uma viagem de Uber ou taxi, sendo do antigo ou do novo, sempre agradeceu pelo espaço interno gigante, não é? Isso é um dos grandes triunfos desse carro. O espaço traseiro é fato, ainda que o teto curvado roube área para a cabeça. 

Quem senta atrás, não conta com saídas de ar condicionado ou porta-copos, mas tem entrada USB para carregamento do celular. O porta-malas leva 482 litros e conta com revestimento somente em parte da tampa. O carpete usado lá atrás destoa do restante do bom acabamento do Versa SR.

Competência e clareza

Debaixo do capô reside um motor 1.6 quatro cilindros aspirado flex de 113 cv e 15,3 kgfm de torque. É o mesmo que o Kicks sempre usou e que está presente no Versa desde a geração anterior. É um motor bem econômico (na gasolina), confiável e robusto. 

Oficialmente, ele marca 8,1 km/l na cidade com etanol e 10,5 km/l na estrada com o mesmo combustível. Um contraste forte com os 11,8 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina. Como o tanque do Versa é pequeno, são apenas 41 litros, o que te fará amigo do frentista. 

O motor trabalha bem com a transmissão automática do tipo CVT com seis marchas simuladas. Em acelerações fortes o Versa SR pode até berrar um pouco, mas desenvolve com certa agilidade. Não é rápido como rivais turbo, como Hyundai HB20S ou Volkswagen Virtus, mas é mais rápido que o Honda City.

A vantagem está na simulação de marchas, que funciona bem a meio pedal. Com isso, ele evita a gritaria desnecessária do motor e trabalha melhor com o torque. A respostas é instantânea do acelerador, elevando o giro sem dificuldades. Em ultrapassagens na estrada, o motor aspirado às vezes te faz sentir falta do turbo.

Dinâmica europeia

Um ponto muito interessante do Nissan Versa SR, e que pode ser comprovado na serra de Campos do Jordão, é a dinâmica do sedã. Ele é baixo e tem suspensão relativamente durinha, o que o faz um carro bem ágil e esperto nas curvas. A carroceria inclina pouco e é difícil fazê-lo sair de frente.

Combinado a isso, temos uma direção de respostas bem rápidas e calibração voltada a neutralidade, mas com uma pitada de firmeza. Não chega a ser como a dos carros da Volkswagen, mas é mais firme que a maioria dos rivais diretos. Com isso, ele instiga a uma tocada mais forte e divertida. 

Meio do caminho

Para se posicionar entre as versões Advance e Exclusive, o Nissan Versa SR conta com um bom pacote de itens de série. A variante traz ar-condicionado analógico, chave presencial, roda de liga-leve de 16 polegadas, aerofólio traseiro, carregador de celular por indução, piloto automático, seis airbags, camera 360º e alerta de colisão frontal.

Ele ainda conta com sensor de chuva, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, volante com ajuste de altura e profundidade, retrovisor elétrico, painel de instrumentos parcialmente digital, volante revestido em couro e vidros elétricos nas quatro portas.

Veredicto

Com pacote de itens de série recheado, boa dinâmica em curvas e espaço interno farto, o Nissan Versa SR custar R$ 125.190 se torna bastante atraente. É o tipo de sedã que merecia mais atenção do mercado e só não vende mais porque a produção no México está no gargalo.

Se tivesse motor 1.0 três cilindros turbo facilmente seria um dos melhores sedãs compactos à venda no Brasil. Quem sabe, agora que a Nissan vai produzir esse motor no nosso país, ele não alimenta o Versa? Afinal, a marca garante que ele sobrevive para além de 2026, apesar de ter seu futuro em xeque nos EUA.

Você teria um Nissan Versa? Conte nos comentários.