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Como era dirigir o Ford Fusion Hybrid, o primeiro híbrido do Brasil

O Ford Fusion Hybrid combinava um motor 2.5 de ciclo Atkinson ao motor elétrico para render uma potência combinada de 193 cv

Ford Fusion Hybrid 2010 [divulgação]
Ford Fusion Hybrid 2010 [divulgação]

Todos sabemos que o mercado de carros híbridos e elétricos no Brasil ganhou muita relevância. Porém, apesar de poucos saberem, o primeiro modelo híbrido vendido no Brasil chegou aqui há 14 anos. Estamos falando do Ford Fusion Hybrid, que certamente foi fundamental para a revolução do mercado.

Um modelo importante no mercado brasileiro. Além de ter sido líder da categoria de sedãs grandes por muito tempo, o Ford Fusion também foi pioneiro em uma das tecnologias que se popularizou atualmente.

Como era o Ford Fusion Hybrid em 2010?

Em novembro de 2010 o Ford Fusion foi lançado na versão híbrida, se tornando o primeiro com esse conjunto no Brasil. Na época importado do México, o sedã da Ford custava à época R$ 133.900.

O Ford Fusion Hybrid de 2010 (modelo 2011) teve a Petrobras como primeira compradora. Posteriormente o modelo foi cedido também para a presidência do país, onde o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva usufruiu do primeiro híbrido do Brasil. Já no fim do mandato de Lula, o Ford Fusion foi disponibilizado então para a presidente Dilma Rousseff.

Ford Fusion Hybrid 2010 [divulgação]
Ford Fusion Hybrid 2010 [divulgação]

O conjunto mecânico

Apesar das limitações da época, o Ford Fusion híbrido já tinha um conjunto mecânico bem semelhante ao conhecido nos híbridos atuais. Ele dispunha de um propulsor 2.5 a combustão rodando em ciclo Atkinson, que é mais voltado pra eficiência energética do que o tradicional Otto.

Ele entregava 158 cv de potência, com 18,8 kgfm de torque. Enquanto isso, o motor elétrico rendia até 107 cv e 22,9 kgfm, proporcionando uma potência combinada de 193 cv. A velocidade máxima é de 180 km/h (limitado eletronicamente), e o 0 a 100 km/h é realizado em 9,1 segundos, de acordo com o fabricante.

Ford Fusion 2.5 Hybrid 2011 [divulgação]
Ford Fusion 2.5 Hybrid 2011 [divulgação]

Apesar de ser um número não muito empolgante nos dias atuais, em 2010 era ótimo para um modelo de luxo voltado para o conforto, que oferecia garantia de oito anos para a bateria e três anos para o carro em geral.

É importante ressaltar que o Fusion Hybrid possuía tração somente dianteira. Já a transmissão era do tipo automática continuamente variável (CVT). Outro ponto interessante é que ele já contava com o sistema de frenagem regenerativa.

Ford Fusion Hybrid 2010 [divulgação]

Isso quer dizer que ao soltar o pé do pedal do freio, automaticamente o motor elétrico inverte sua rotação. Isso acontece para transformar a energia cinética (de movimento) em energia elétrica para recarregar as baterias. Outra fonte de energia para as baterias é o próprio motor a combustão, já que o Fusion Hybrid não era plug-in (quando recarrega na tomada).

Consumo do Fusion Hybrid

Mesmo pesando 1.687 kg, o sedã híbrido conseguia atingir números interessantes de consumo para a época. Logicamente bebendo apenas gasolina, na cidade ele alcançava uma média de 12,6 km/l, segundo o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).

Já na estrada o número sobe para 13,1 km/l. Esses são os números divulgados pelo Inmetro, mas, segundo a marca do oval azul, na cidade o consumo é de 16,4 km/l, e de 18,4 km/l na estrada.

Ford Fusion Hybrid 2010 [divulgação]

É verdade que hoje em dia os carros híbridos conseguem atingir números bem melhores, mas nada mal para um sedã grande de 2010. Novamente, ele foi o primeiro carro híbrido do mercado brasileiro.

Sempre refinado

O Ford Fusion sempre pertenceu a um segmento mais luxuoso que o tradicional, e com a versão híbrida não era diferente. Essa configuração tinha rodas de liga leve com design exclusivo, além de um inédito painel digital com duas telas de TFT.

Ford Fusion Hybrid 2010 [divulgação]

Contudo, ele também era equipado com sete airbags, controles de tração e estabilidade, teto-solar elétrico, sensores crepuscular, central multimídia SYNC de 9”, sensor de pressão dos pneus, sistema de som assinado pela Sony com 12 alto-falantes, sensor de ponto cego, banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado digital dual-zone, abertura das portas por senha e câmera de ré, para citar.

Você compraria um Ford Fusion Hybrid mesmo depois da garantia das baterias? Conte nos comentários!