Invasão parte 3

Brasil vai receber mais 11 chinesas para brigar com BYD e GWM

BYD Seal U [divulgação]
BYD Seal U [divulgação]

A primeira invasão chinesa, ocorrida há cerca de 15 anos, teve como protagonistas Effa, Lifan, Chery e JAC. Depois, mais recentemente, tivemos GWM e BYD como as grandes estrelas. Mas as marcas chinesas estão prestes a fazer uma nova onda de invasão no Brasil, pois ao menos 11 marcas estão confirmadas para o nosso mercado.

A grande maioria das marcas chinesas terá o início de suas operações feitas no Brasil em 2024. Contudo, da lista, três já fizeram evento de lançamento, formalizando as coisas e apresentando seus produtos aos jornalistas. Por isso, separamos uma lista com todas as marcas chinesas que virão ao Brasil e que carros devem trazer.

Omoda

Braço internacional da Chery, a Omoda está pronta para a estreia. A marca venderá o SUV 5 em versão elétrica e a combustão. A pretensão da marca é produzir localmente seus modelos, inclusive aproveitando a fábrica de Jacareí, que hoje pertence à CAOA. Atualmente o único modelo da marca cotado para o Brasil é o SUV cupê.

Jaecoo

chinesas
Jaecoo J7 [divulgação]

Assim como Jaguar e Land Rover atuam juntar, Omoda e Jaecoo terão operação unificada no Brasil, mas com modelos bem diferentes. A Jaecoo apostará em carros com pegada mais off-road e modelos maiores. O 7 é um SUV parrudo e quadrado, enquanto o 8 nada mais é que o Tiggo 9 com grade diferente. E a CAOA Chery vai vender o Tiggo 9 aqui. 

Leapmotor

Leapmotor T03 [divulgação]
Leapmotor T03 [divulgação]

Apesar de ser uma das várias marchas chinesas pouco conhecidas, a Leapmotor vai chegar forte no Brasil. Isso porque a fabricante será representada pela Stellantis, ou seja, terá toda força e conhecimento dos mesmos executivos que cuidam da Fiat e, atualmente, estão salvando Peugeot e Citroën. A marca já testa um hatch elétrico e um SUV híbrido por aqui.

MG

MG 3 [divulgação]
MG 3 [divulgação]

Apesar de ser tecnicamente uma marca britânica, a MG é mais uma das marcas que se tornaram chinesas por concentrarem toda a sua produção no país oriental e serem controladas por uma empresa local. A MG já passou pelo Brasil rapidamente, mas agora virá com representação oficial e mais força de mercado. 

Zeekr

china
Zeekr 001 [divulgação]

Outra das marcas chinesas que já apresentou seus carros à imprensa nacional, a Zeekr nasceu a partir do desmembramento de modelos da Lynk&Co, marca originalmente destinada a ser intermediária entre Volvo e Geely. A Zeekr é focada em modelos totalmente elétricos e tem refinamento acima da Volvo, prova disso é o Zeekr X contra o Volvo EX30.

Radar / Riddara

Riddara / Radar RD6 [divulgação]
Riddara / Radar RD6 [divulgação]

A ser representada no Brasil por um grupo empresarial responsável por trazer maquinário pesado, a Riddara é outra marca da Geely que será oferecida no Brasil. Originalmente chamada de Radar, a caminhonete elétrica com porte de Ford Ranger, mas construção monobloco como uma Fiat Toro, tem versões com até 600 km de autonomia.

GAC

GAC Trumpchi GS8 [divulgação]
GAC Trumpchi GS8 [divulgação]

Presente fortemente em outros países da América Latina, a GAC era uma das marcas chinesas que tinha pretenção de entrar nos EUA, mas falou. Agora, ela quer invadir o Brasil com modelos da linha Trumpchi e Aion. Há até conversas sobre uma fábrica no estado do Amapá, o qual nunca fabricou carros.

Polestar

Polestar 4
Polestar 4 [Divulgação]

A antiga divisão de esportivos da Volvo se transformou em marca e quer vir ao Brasil para enfrentar a irmã. Com uma linha recheada de SUVs elétricos e modelos esportivos, a Polestar deve se apoiar na fama feita pelos Volvo apimentados para ter força no país. Ela virá com operação separada da Riddara e da Zeekr.

Neta

Com modelos apresentados no Brasil e promessa de fábrica, a Neta é considerada uma das marcas chinesas ainda estreantes no mercado. Ela é focada em carros elétricos, mas tem híbridos também. O nosso país receberá uma linha completa de modelos, que inclui o esportivo Neta GT.

Denza (Yangwang e FangChengBao) 

BYD Fangchengbao Leopard 3 [Autohome]
BYD Fangchengbao Leopard 3 [Autohome]

Ainda que tecnicamente sejam três marcas, a BYD oferecerá os modelos de luxo da Yangwang e da FandChengBao no Brasil através da Denza. A informação foi confirmada por Stella Li, CEO da BYD das Américas durante o lançamento da Shark. As concessionárias não serão divididas com a BYD, vale ressaltar. 

Foton

Foton Tunland V9 [divulgação]
Foton Tunland V9 [divulgação]

Ainda que atue no mercado brasileiro com caminhões e veículos comerciais, a Foton vai fortalecer sua operação por aqui com caminhonetes semi-híbridas diesel. Elas já foram apresentadas ao público e vão enfrentar outras conterrâneas como JAC Hunter, GWM Poer, BYD Shark e Riddara, já confirmadas para o nosso mercado. 

Qual outras marcas chinesas você gostaria de ver no Brasil? Conte nos comentários.