Agora é elétrico

A6 2025 é o primeiro sedã Audi com tração traseira desde 1930

Audi S6 [divulgação]
Audi S6 [divulgação]

Pela primeira vez desde 1930, a Audi terá um sedã (e uma perua) com tração traseira. Reorganizando a casa, o novo Audi A6 representa um novo momento da marca, visto que ele será vendido somente como elétrico, enquanto o A6 que conhecemos será promovido a A7. Mesmo movimento que aconteceu com o A4, que virou A5.

Isso se deve ao fato de que agora todo Audi de número par será elétrico, enquanto os ímpares serão a combustão. O atual A6 a combustão segue em linha mais um tempo, quando será renovado totalmente para receber a nova nomenclatura. O modelo elétrico de nova geração usa a nova base PPE (Premium Platform Electric).

Tração traseira sim!

Quebrando uma tradição quase secular da Audi, o novo A6 terá tração traseira como prioridade. A versão de entrada Performance traz motor no eixo traseiro de 367 cv. Logo acima, a versão quattro entrega 428 cv e traciona as quatro rodas. Quem quer mais, já parte para o novo Audi S6 com 503 cv e tração nas quatro rodas. 

Audi A6 [divulgação]
Audi A6 [divulgação]

Em todas as versões, a bateria é de 100 kWh, mas a autonomia varia por conta do uso dos motores. No Performance são 750 km, enquanto o S6 entrega 670 km. Só que, se você quiser uma perua, prepare-se para carregar mais vezes, visto que a S6 Avant tem a pior autonomia de todos os modelos da família: 640 km.

Passado e futuro

Visualmente, o Audi A6 2025 é um forte rompimento com o estilo careta que o modelo sempre teve. As linhas arredondadas lembram o modelo do começo dos anos 2000 que era inspirado no TT. Faróis diurnos finos marcam a dianteira, enquanto o bloco luminoso principal está disfarçado em meio a plásticos pretos.

Audi A6 Avant [divulgação]

A grade frontal single frame da Audi está lá, mas pintada na cor da carroceria e destacada por frisos cinza. O perfil lateral é bem esportivo, sendo que no sedã o porta-malas é bem curto, enquanto a perua tem vidro traseiro bem inclinado. Na traseira, ambos contam com lanternas conectadas e logotipo da Audi iluminado. 

Moderna, a cabine conta com opção de revestimento em tecido para quem for ecologicamente correto. O visual é bem parecido com o do A5, trazendo elementos horizontais e uma grande tela que engloba o painel de instrumentos e a central multimídia. O passageiro tem direito a uma tela própria também.

Lotado de tecnologia, o novo Audi A6 traz a mesma tecnologia de teto solar panorâmico com partes do vidro que podem receber revestimento fosco eletricamente. Os faróis trazem tecnologia LED Matrix de última geração, enquanto a lanterna traseira traz iluminação OLED de segunda geração. 

Você acha que o novo Audi A6 totalmente elétrico fará mais sucesso que o modelo a combustão? Conte nos comentários.