Quem é fã de carro esportivo e que seja equipado com o câmbio manual vai ficar feliz com o novo Pagani Utopia Roadster. O cupê-cabriolet vem equipado com este tipo de transmissão, conta com motor V12 de 864 cv, tem ronco que emociona qualquer um, desenho bastante chamativo e pode ser comprado em todo o mundo. Só que, o preço será tão elevado quanto sua potência.
O esportivo chegará em breve para completar o portfólio da fabricante e ele estará posicionado ao lado do irmão, que é apenas cupê. O novato possui três modos diferentes de concepção do design, já que pode ter o teto rígido ativado, pode utilizar o teto de lona ou simplesmente ser um cabriolet e ter o céu sobre as cabeças dos passageiros.
Sua carroceria é feita de fibra de carbono, o que proporcionou um peso de 1.280 kg. Para chamar atenção do público, suas portas também se abrem como asas de gaivotas. Toda a aerodinâmica do Pagani Utopia Roadster foi avaliada pelo teste do túnel, isso para fornecer um desempenho tão cheio de adrenalina quanto sua versão cupê. Mesmo com a fibra de carbono sendo o material mais utilizado, existem peças feitas de outros elementos.
Potência que não acaba mais
A suspensão possui partes feitas de alumínio aeronáutico, é do tipo ativo, tem controle dinâmico, diferencial eletrônico e também usa do controle de tração e estabilidade. No interior, os destaques são os mostradores analógicos e o acabamento, o qual relembra o interior dos antigos barcos. O revestimento das superfícies possui diversas combinações diferentes.
Surpreendentemente, uma das poucas partes do interior do Pagani Utopia Roadster que remete aos tempos atuais é seu pequeno painel de instrumentos, que é digital. Ele contrasta com os mostradores analógicos. Traz a câmera de ré, mostra informações técnicas do esportivo e até navegação por GPS. Porém, apenas duas pessoas viajam com conforto.
No quesito medidas, o Utopia Roadster tem segundo o portal internacional Motor1.Com, 4,67 m de comprimento, 2,06 m de largura e 1,17 m de altura. Todavia é seu motor quem mais quer se destacar. Ele conta com o propulsor 6.0 biturbo V12, desenvolvido pela Mercedes-AMG e que não é eletrificado. 864 cv e 112,1 kgfm de torque e pode funcionar com câmbio manual feito pela empresa Xtrac de sete marchas ou trazer transmissão automatizada.
A tração é do tipo RWD e a velocidade máxima controlada eletronicamente é de 350 km/h. O Pagani Utopia Roadster usa pneus Pirelli Cyber Tyre2, que tem sensores que enviam informações para os sistemas eletrônicos de controle do esportivo, como os freios ABS, controles de tração e outros. Ele tem ainda os pneus Pirelli P Zero Corsa e P Zero Winter como padrão e o opcional P Zero Trofeo RS, desenvolvidos especialmente para equipá-lo.
As rodas são de 21 polegadas na dianteira e 22 polegadas na traseira. 130 unidades serão fabricas e poderão ser compradas e todo o mundo, pela bagatela de 3,1 milhões de euros. Sua apresentação oficial ao público está marcada para acontecer durante o Monterey Car Week e um dos seus principais rivais é o recém-revelado Bugatti Tourbillon. Sua vinda ao Brasil ainda não foi confirmada.
O que você achou do Pagani Utopia Roadster? Daria uma volta com ele? Conte nos comentários