É igual só no RG

5 carros que foram ressuscitados, mas mudaram de carroceria

carros
Mitsubishi Eclipse Cross [divulgação]

Já imaginou se a Apple traz o iPod de volta como uma família de carros elétricos? Ou se o discman retorna como um serviço de streaming de filmes? Pois vez ou outra as marcas fazem isso com seus carros. Nomes clássicos voltam da folha de pagamento do INSS, mas em modelos totalmente diferentes de suas propostas originais.

Pensando nisso, reunimos nessa lista cinco carros que voltaram depois de um tempo aposentados. Contudo, seu retorno foi marcado por uma mudança completa de carroceria. Alguns até têm sentido e ligação com seus musos inspiradores originais. Outros foram simples reaproveitamento de nomes.

Renault Espace

Renault Espace [divulgação]
Renault Espace [divulgação]

Por muitos anos, a Renault e a Citroën eram especialistas em minivans. Mais do que isso, a fabricante do Kardian inaugurou o segmento na Europa com a Espace. Apegada ao nome, mas sem chance de fazer uma minivan ter sucesso, a Renault reciclou o nome em um SUV de sete lugares derivado do Austral. Assim a Espace virou o Espace.

Ford Capri

Ford Capri
Ford Capri 2024 [Divulgação]

Talvez um dos carros mais polêmicos desta lista visto o intenso xilique dos europeus quando ele foi lançado, o Ford Capri mudou de vida. Ele foi por anos o Ford Mustang dos europeus: um cupê esportivo com várias gerações. Só que agora, voltou como o Mustang Mach-E dos europeus, ou Volkswagen ID.5 que fala inglês. Visto que hoje, ele é um SUV cupê elétrico.

Mitsubishi Eclipse

Mitsubishi Eclipse Cross
Mitsubishi Eclipse Cross Sport [Divulgação]

Esse os brasileiros sentiram na pele, mas o amado cupê esportivo Mitsubishi Eclipse voltou com sobrenome e bem mais altura. Ressuscitado como um SUV, o Mitsubishi Eclipse só adotou o sobrenome Cross para que as reclamações fossem menores. Mas não adiantou, especialmente porque, quando ele nasceu, tinha visual bem polêmico.

Dodge / Jeep Avenger

Jeep Avenger [divulgação]
Jeep Avenger [divulgação]

Ainda que tecnicamente não sejam da mesma marca, Dodge e Jeep fazem parte da Stellantis e já eram do grupo Chrysler muitos anos antes de Peugeot e Fiat pensarem em casar. Como Dodge, o Avenger foi um cupê derivado do Sebring e durou de 1994 a 2000. Depois voltou em 2007 e ficou até 2014 como sedã. Agora, é um SUV médio clone do Alfa Romeo Tonale.

Chrysler Pacifica

Chrysler Pacífica [divulgação]
Chrysler Pacífica [divulgação]

Por muitos anos e gerações, a minivan da Chrysler era a Town & Country. Ela teve primas da Dodge e Plymouth. Mas quando se viu sozinha no mercado, a marca resolveu trocar o nome para Pacifica. Só que essa denominação foi usada pela marca entre 2003 e 2008 em um SUV que foi um dos maiores carros fracassados do então grupo Chrysler.

Você se lembra de outros carros que voltaram da aposentadoria totalmente diferentes de seus modelos originais? Conte nos comentários.