Sempre que uma marca lança seus carros, é uma aposta. Por mais que tenham sido feitos estudos de mercado e clínicas, nem sempre o resultado é o esperado. Afinal, ninguém lança um modelo esperando que ele seja um fracasso. Por isso, reunimos aqui cinco carros que foram fracassos internacionais.
Exemplos de falta de sucesso são inúmeros, mas alguns foram tão marcantes, que não tinham como não se apresentarem nessa lista. E alerta de spoiler: teve marca declarando que se arrepende até o último fio de cabelo pelo lançamento. E outras que quase faliram.
Dodge Dart e Chrysler 200
Apesar de serem carros diferentes, Dodge Dart e Chrysler 200 entram no mesmo lugar na lista dadas suas coincidências. Ambos eram feitos sobre a plataforma Compact Wide da então FCA e deveriam ser os modelos de grande volume de suas marcas, já que eram os modelos de entrada.
Mesmo com belíssimo design e motores bons, eles não foram para a frente e morreram em 2017 após só dois anos de vida do 200 e quatro do Dart. A situação foi tão feia, que Sergio Marchionne se arrependeu amargamente no Salão de Detroit de 2017, onde disse: “não conheço outro investimento da FCA que tenha sido tão ruim quanto esses dois carros”.
Nissan Pulsar
Quando a Nissan percebeu que não era competitiva suficiente no segmento de hatches médios, decidiu criar o Qashqai. O modelo foi um enorme sucesso e salvou a Nissan da Europa. Mas a marca japonesa achou que havia sim espaço para um real concorrente do Volkswagen Golf. E isso deu muito errado.
Surgiu em 2014 o Pulsar. O modelo era muito parecido com a segunda geração do Tiida, mas usava plataforma CMF do Qashqai ao invés da V do Kicks que o Tiida mais novo usava. Vendeu muito mal e tinha poucos atrativos frente a outros hatches médios europeus e até quando comparado ao Qashqai. Morreu em 2018 na Europa.
Renault Talisman
Em 2015 a Renault apostou em uma ideia: substituir seu sedã grande Laguna e o executivo Latitude por um modelo só. Assim, surgiu o projeto do Talisman. O modelo era belíssimo, tinha versão perua Grand Tour, diversas opções de motores e deveria fazer sucesso. Mas o segmento de sedãs grandes estava caindo forte e a Renault pegou a onda já baixa.
Seu visual inaugurou uma nova linguagem de design na Renault e que influenciou todos os modelos da época. O Renault Talisman nunca conseguiu o mesmo sucesso que o Laguna e foi caindo nas vendas mês a mês. A marca desistiu dele em 2022 na Europa. Mas ele segue em produção na Coreia do Sul, onde é vendido como Renault SM6
Fiat 124 Spider
Quando a Mazda decidiu trazer à vida a quarta geração do Miata, recorreu a parceiras para diminuir os custos. A ideia é que a Alfa Romeo tivesse um conversível pequeno baseado no modelo japonês. Mas os executivos não aceitaram a ideia de um Alfa Romeo produzido no Japão. Como a Fiat estava tranquila quanto a isso, assumiu o projeto.
Só que o 124 Spider, mesmo baseado no Miata, mais potente e com motor turbo, nunca teve vendas próximas às do irmão de projeto. Na Europa ele foi um fracasso, assim como nos EUA – dois mercados fortes do Mazda. Depois desse fiasco, vai ser difícil a Fiat investir em um conversível de novo.
Mercedes-Benz Classe X
A Mercedes-Benz Classe X é uma frequente presença em listas de carros que não deram certo ou foram um fracasso. Mas ela tinha tudo para dar certo: o problema foi como a marca alemã executou o projeto. Ao invés de partir da van Sprinter para fazer sua caminhonete, ela simplesmente tentou deixar uma Nissan Frontier luxuosa. Foi um fiasco.
Lançada em 2017, a Mercedes-Benz Classe X deveria ser vendida no Brasil. A ideia era que ela fosse produzida na Argentina, junto da Frontier, e importada para cá. Treinamento de concessionária já havia sido feito, a divulgação estava começando. Mas a Mercedes desistiu por conta das vendas pífias na Europa e a Classe X morreu em 2020.
Qual outro fracasso internacional você se lembra? Conte nos comentários.