Que o segmento de SUVs está em ascedência não é novidade, mas os futuros projetos que prometem chegar em breve são os principais destaques. Com o intuito de tirar a paz do Jeep Compass, a Renault vai apresentar em 2025 um novo SUV médio cupê. Ele já tem data de início de produção em larga escala e até motorização decidida.
Segundo apuração do portal Auto Esporte, o modelo é batizado internamente de R1312, mas também atende pelo codinome C-Neo. A expectativa dos executivos é que sua produção em larga escala seja iniciada em meados de agosto de 2025 e o lançamento oficial ocorra apenas no terceiro trimestre do próximo ano.
Este novo SUV da Renault vai usar a mesma plataforma do Kardian, a RGMP. Contudo, será inserido na categoria de SUVs médios, para rivalizar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e companhia. Ele também terá inspiração no Dacia Duster de terceira geração, revelado recentemente. A ideia é que seu comprimento fique nos arredores de 4,50 m.
Híbrido? Só mais para frente
Logo de cara, o novo modelo da marca francesa deverá vir equipado com o motor 1.3 turbo flex, o mesmo que equipa o Duster, a Oroch e já esteve presente no Captur. Ele rende 170 cv e 27,5 kgfm de torque e trabalha em conjunto com um câmbio automático do tipo CVT e que simula oito marchas. Mais para frente, ele deverá ter versões híbridas flex em sua gama.
Neste caso, entra em cena o atual propulsor 1.6 SCe aspirado que pode ser abastecido com gasolina ou etanol. Aí, ele vai se unir com mais dois motores, sendo um destinado à tração e outro será um gerador. O novo SUV da Renault vai ter uma bateria com capacidade de 2 kWh e vai utilizar a transmissão automatizada de dupla embreagem EDC do Kardian.
A variante híbrida já roda em testes por aqui, só que sua chegada está prevista para os anos de 2027 ou 2028. Seu visual promete ser encorpado e com ar robusto e é a traseira com caimento suave de cupê que promete ser seu chamariz. Como ele será o maior SUV da fabricante por aqui, deverá contar com diversos equipamentos de série, tanto de conforto quanto de segurança, incluindo os itens de condução semiautônoma ADAS.
O Instituto Nacional de Propriedade Privada, INPI, a Renault registrou alguns nomes para seu novo SUV médio como Nevada e Napurna. Já que ele quer brigar na categoria de médios, sua faixa de preço deve gravitar entre R$ 170 mil e R$ 220 mil.
Ansioso para ver o que vem por aí? Será que ele vai atazanar a vida do Compass e seus rivais? Conte nos comentários