Você lembra da Nokia? A fabricante finlandesa de celulares já foi a campeã do segmento, mas hoje luta para voltar à relevância nesse segmento. Apesar disso, a Nokia ainda é uma das gigantes da tecnologia e está envolvida até mesmo com o setor automotivo. Prova disso é que ela está movendo um processo contra a Mercedes-Benz.
Correndo em três tribunais na Alemanha, o processo da Nokia contra a Mercedes-Benz tem relação direta à uma patente feita pela finlandesa de conectividade automotiva. Segundo informações do Automotive News Europe, o sistema desenvolvido pela Nokia (e usado pela Mercedes) permite aos carros se comunicarem via internet.
Essa tecnologia faz parte do futuro da internet das coisas, onde todos os aparelhos eletrônicos ou tecnológicos possuirão conexão com a rede mundial de computadores: desde o seu carro até a geladeira de casa. A tecnologia já é usada pela Mercedes-Benz há um certo tempo, assim como em outras marcas como BMW e Volkswagen.
O processo movido pela Nokia prevê acordo com a Mercedes-Benz caso ela pague pelos royalties da tecnologia por cada carro vendido, não pelo uso em geral. A marca finlandesa afirma que VW e BMW já toparam o acordo e que somente a Mercedes continua a postergar: “temos a esperança de que agora a Daimler vai aceitar suas obrigações legais e aceitar o acordo em termos legais justos”, afirmou a Nokia em um comunicado oficial.
Já a marca alemã ressalta que o pagamento total da maneira que a Nokia pretende seria oneroso demais e geraria custos estratosféricos para o grupo Daimler. Há também apoio forte da Continental e da Robert Bosh no caso da Mercedes-Benz. Elas acreditam que um acordo mais justo seria a Nokia liberar licença de uso de sua tecnologia.
Caso o processo siga com a vitória da Nokia, ela terá a opção de gerar um efeito colateral na Mercedes-Benz com pagamento de 7 bilhões de euros, algo em torno de R$ 46,5 bilhões, para impedir que a marca de luxo alemã venda seus carros na Alemanha, sua terra natal.
É pouco provável que isso aconteça, visto o montante de dinheiro necessário e o impacto que isso causaria na indústria automotiva contra a Nokia. Além disso, o impedimento ocorreria apenas na Alemanha, não em outros países onde a Mercedes-Benz atua, como no Brasil.
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