Depois do modelo conceito apresentado no ano passado em Estocolmo (na Suécia) e mostrado também no Salão de Buenos Aires, a Mercedes-Benz apresentou hoje na África do Sul a versão de produção da Classe X, primeira picape da história da marca alemã. Ela será vendida a partir de novembro na Europa, com fabricação confirmada a partir de 2019 em Córdoba, na Argentina. De lá, chegará por aqui no mesmo ano.
A Classe X mede 5,34 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 1,81 m de altura, trazendo um entre-eixos de 3,15 m. A caçamba tem 1,59 m de comprimento, 1,56 mede largura e 47 cm de altura, com capacidade para levar até 1.042 kg de carga. A capacidade de reboque fica entre 1.650 kg a 3.500 kg.
O visual, devidamente modificado para se tornar um modelo de produção, herda o desenho visto nos SUVs da marca, como a grade dianteira, faróis e capô. O para-choque traz desenho encorpado para reforçar a impressão de robustez, enquanto as janelas laterais denunciam o parentesco com Nissan Frontier e Renault Alaskan — suas irmãs de projeto (e de chassis). Já a traseira traz um visual insosso, com tampa da caçamba sem vincos e lanternas estreitas (de led nas versões topo) que não invadem as laterais — lembrando até picapes da década de 1990.
Por dentro, a picape traz sua maior diferença em relação à concorrência: o luxo. A Classe X tem inserções de couro nas portas e no painel, que traz desenho horizontal e saídas de ar em “X”. O painel de instrumentos e central multimídia com tela destacada são semelhantes ao já visto em outros modelos da marca alemã.
Como previsto, a picape utilizará motores Nissan, trazendo o 2.3 turbodiesel. Porém, serão oferecidas duas calibrações de potência: no X 220 d turbodiesel gera 163 cv, enquanto no X 250 d ele é um biturbodiesel de 190 cv. Ainda é previsto a versão X 200, com motor a gasolina de 165 cv. Nessas configurações, o câmbio pode ser manual de seis ou automático de seis marchas.
Confirmada pela Mercedes antecipadamente, a Classe X terá a disposição um V6 turbodiesel de 258 cv e 56,1 kgfm de torque, com tração integral 4Matic e transmissão automática de sete marchas. Até então um recurso inédito para uma picape média, nessa versão haverá os modos de condução Comfort, ECO, Sport, Manual and Offroad, que atuam sobre o motor, câmbio e sistema start-stop, de acordo com o modo escolhido.
A Classe X terá três versões: Pure, Progressive e Power. A Pure é a versão de entrada e destinada para o trabalho pesado, como uma clássica picape, vindo equipada com rodas de aço de 17 polegadas, faróis halógenos, ar-condicionado e central multimídia sem leitor de CDs. Opcionalmente, há sistema de estacionamento semiautônomo, além de câmbio automático de sete marchas e tração integral 4MATIC para a versão diesel.
A versão intermediária Progressive traz rodas de liga leve de 17 polegadas, retrovisores elétricos, oito alto-falantes, volante, pomo do câmbio e freio de mão revestidos de couro, bem como para-choques pintados na cor da carroceria.
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Já a versão Power é a versão que se diferencia das demais pela proposta mais urbana e luxuosa. Ela vem com rodas de 18 polegadas (há rodas de 19”, opcionais), para-choque traseiro cromado, ar-condicionado digital, partida sem chave, retrovisores com rebatimento elétrico, bancos dianteiros com ajuste elétrico, retrovisor interno eletrocrômico, além de faróis e lanternas de leds.
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