A Hyundai tem um novo integrante para a turma dos SUVs compactos: o Kona. Após alguns teasers, o modelo foi agora revelado e já teve também seus destinos confirmados – Coréia do Sul, no final deste mês, Europa, até o final de 2017, e América do Norte, no início de 2018.
O Hyundai Kona entrará no “campo de guerra” de um segmento pra lá de aquecido, e baterá de frente com modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Juke – vale lembrar que o Creta é vendido até o momento apenas em mercado emergentes, como Brasil e Índia. Irmão de plataforma do Kia Stonic, o Kona tem 4,16 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 2,60 m de distância entre-eixos.
Hyundai Kona (divulgação)O visual do Hyundai Kona bebe na mesma fonte de modelos da Citroën (C4 Picasso, por exemplo), Jeep Cherokee e até da Fiat Toro, onde a principal característica são os faróis separados em duas seções (diurnos em cima e principais abaixo). Além disso, há uma generosa grade dianteira, faróis de neblina, lateral com volumes e vincos pronunciados e para-lamas com molduras plásticas, enquanto a laterna traz desenho afilado. Por dentro, o estilo traz linhas mais convencionais e segue o padrão dos últimos lançamentos da marca.
Faróis têm duas seções (divulgação)O modelo terá uma edição especial batizada de Iron Man (inspirada no super herói), com faróis de led, rodas de liga leve de 19 polegadas calçadas com pneus de uso misto e para-lamas com molduras largas, aumentando a largura do modelo em 40 mm.
Cabine traz desenho mais comum (divulgação)Sob o capô, o Kona terá disponível uma ampla oferta de motores, tanto com tração dianteira quanto integral. Entre as opções estão propulsores 2.0 de 150 cv e 18,2 kgfm de torque com câmbio automático de seis marchas, 1.0 turbo de três cilindros de 120 cv e 17,5 kgfm de torque e câmbio manual, e 1.6 turbo de 177 cv e 27 kgfm de torque com transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas, além de uma versão 1.6 turbodiesel para o mercado europeu.
Lanternas têm desenho afilado (divulgação)O Hyundai Kona apostará num pacote tecnológico recheado, trazendo central multimídia com tela de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular sem fio, sistema head-up display (que projeta informações no para-brisa) e roteamento de internet. Soma-se à lista controle de velocidade adaptativo com frenagem automática, assistente de farol alto, alerta de tráfego cruzado, alerta de saída de faixa e de ponto cego.
>> Ford apresenta novo EcoSport antes do Salão de Buenos Aires
>> Mercado: Ford EcoSport recupera fôlego entre os SUVs compactos