Apenas para os hermanos

Ford lança o Bronco na Argentina e abre caminho para o Brasil

Por enquanto, a Ford diz que o Bronco não será lançado no Brasil, mas há diversos indícios que mostram o contrário

Ford Bronco [Auto+/Leo Alves]
Ford Bronco [Auto+/Leo Alves]

O Ford Bronco acaba de ser lançado na Argentina, e a imprensa brasileira teve a chance de ter um contato rápido com o carro há algumas semanas, quando estivemos no país vizinho. A marca americana faz questão de dizer que SUV não está confirmado para o Brasil, mas há diversos pontos que mostram que ele pode, sim, ser lançado aqui.

Além de conhecer o modelo, foi possível dar uma volta bem rápida em uma pistinha off-road. Mas antes de explicar isso tudo, é preciso contextualizar o que é o Ford Bronco. Afinal, o Bronco Sport já é vendido no Brasil, e isso pode gerar uma confusão. 

Apesar do nome, Bronco e Bronco Sport são carros completamente diferentes. O SUV já vendido por aqui não tem a mesma capacidade off-road, e utiliza uma carroceria monobloco. Já o Bronco, que remete diretamente ao modelo dos anos 1960, é um Wrangler da Ford, com carroceria sobre um chassis do tipo escada e grande capacidade na terra.

Ford Bronco [Auto+/Leo Alves]
Ford Bronco [Auto+/Leo Alves]

Ford Bronco e sua valentia

E, por mais que só tive um contato de 15 minutos com o carro e um trajeto bastante curto, foi possível conhecer esse espírito aventureiro do Bronco. Em resumo, o Bronco Sport pode até ir mais longe que a maioria dos SUVs, mas é o Bronco quem consegue, de fato, ser um trilheiro. Praticamente um Troller T4 mais sofisticado.

Por ser um carro com verdadeiro espírito off-road, o Bronco tem diversos recursos para auxiliar o motorista. Isso inclui a tração 4×4 com reduzida, diversos modos de condução, auxílio de descida, mas o item que mais ajudou na pista foi a câmera frontal.

Ford Bronco [Auto+/Leo Alves]
Ford Bronco [Auto+/Leo Alves]

Isso aconteceu pois, em diversos momentos, não era possível enxergar o caminho, de tão alta que era a inclinação das subidas. Dessa forma, somente com a câmera para ter noção de que o carro estava no caminho certo.

Infelizmente, o trajeto era tão curto que nem deu para sentir a potência do Bronco. A única sensação que ficou é que ele seria um ótimo concorrente para o Jeep Wrangler por aqui. Afinal, são dois carros com uma capacidade off-road acima da média, sendo que o Bronco ainda tem uma certa sofisticação em seu interior, embora possa ser desmontado e consiga rodar sem teto e sem as portas, assim como o rival da Jeep.

Ford Bronco [Auto+/Leo Alves]
Ford Bronco [Auto+/Leo Alves]

Versão argentina 

Mesmo dizendo que o Bronco não será lançado no Brasil, a Ford gastou bastante tempo falando sobre o seu carro. Ele tem 4,81 m de comprimento, 2,20 m de largura e 1,91 m de altura, com um entre-eixos de 2,94 m. Isso se reflete em um carro bastante imponente, que impressiona ao ser visto de perto.

A sensação é que se houvesse um apocalipse zumbi, certamente haveria algum Bronco pronto para encará-lo. O Ford Bronco ainda tem 43,2º de ângulo de ataque, 37º de ângulo de saída, vão livre do solo de 29 cm e capacidade de imersão de até 85 cm. Além de sobreviver a um apocalipse, ele se daria bem com as enchentes de São Paulo.

[divulgação]
[divulgação]

Outros pontos destacados pela Ford é a suspensão com sistema de estabilidade off-road, os bloqueios dos diferenciais dianteiro e traseiro, e os enormes pneus LT 315 feitos para a terra e que deixam as rodas de 17 polegadas minúsculas, por conta do tamanho da borracha.

Motor do Ford Bronco

Debaixo do capô, habita o propulsor 2.7 V6 biturbo, de 334 cv e 57,3 kgfm de torque. A transmissão é automática de cinco marchas, e há ainda a já citada tração 4×4, como tem que ser nesse tipo de carro.

[Auto+/Leo Alves]
[Auto+/Leo Alves]

Para completar o pacote off-road, há ainda sete modos selecionáveis: normal, eco, sport, escorregadio, areia, lama e baja.

Vem para o Brasil?

Oficialmente, o Ford Bronco não está confirmado para o mercado brasileiro. Mas a chegada à Argentina, e toda essa apresentação que a marca fez para a imprensa do Brasil, deixam a gente com a pulga atrás da orelha.

Infelizmente tivemos um contato bastante rápido com o carro, mas foi possível notar o quanto o Bronco é um projeto interessante. Ele foge do lugar comum, assim com a Ranger Raptor e o próprio Jeep Wrangler. E mesmo sendo bruto, tem um interior bem acabado, com direito a central multimídia de 12 polegadas, painel de instrumentos de oito polegadas e até som assinado pela Bang & Olufsen.

Ford Bronco [divulgação]
Ford Bronco [divulgação]

Por enquanto, não podemos cravar que o Bronco vai ser lançado aqui. Mas fica a expectativa para que isso ocorra, por ser um carro diferente do habitual.

Gostaria de ver o Ford Bronco sendo lançado no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.