Um grupo enorme

A Volkswagen é dona de quais marcas? Conheça o grupo VW

Um dos maiores conglomerados automotivos do mundo, o grupo Volkswagen é dono de 15 marcas diferentes hoje e algumas estão no Brasil

Volkswagen T-Cross Comfortline [divulgação]
Volkswagen T-Cross Comfortline [divulgação]

Competindo com a Stellantis quanto a quantidade de marcas dentro de seu grupo, a Volkswagen é dona de 15 marcas diferentes. É um dos maiores conglomerados automotivos do mundo, com modelos para todos os gostos e bolsos possíveis, tendo no Brasil atuando poucas marcas. Mas você sabe de quem a VW é dona? Veja todas as marcas.

Volkswagen

Volkswagen ID Buzz - Kombi elétrica[Auto+ / João Brigato]
Volkswagen ID Buzz – Kombi elétrica[Auto+ / João Brigato]

A marca que dá nome ao grupo é justamente a líder. Criada em 1937, a Volkswagen é uma das maiores fabricantes automotivas do Brasil e do mundo. Seu modelo mais icônico globalmente foi o Fusca, mas a marca conta com grandes heróis nacionais como Kombi e Gol. Atualmente, o Polo é o carro mais vendido da marca.

Audi

volkswagen
Audi Q3 Sportback Performance [Auto+ / João Brigato]

A Audi, na realidade, é a união de várias marcas alemãs que fizeram parte da Auto Union, junto de DKW, Horch e Wanderer. Em 1964 a Volkswagen comprou a Audi e a transformou em sua divisão de luxo. A marca chegou ao Brasil pelas mãos de Ayrton Senna e hoje fabrica nacionalmente o Q3 e o Q3 Sportback.

Skoda

Skoda Kodiaq [divulgação]
Skoda Kodiaq [divulgação]

Divisão de baixo custo da Volkswagen e atualmente focada em fazer carros maiores que os VW, mas mais baratos, a Skoda entrou para o grupo em 1991 com a compra de 30% da marcha tcheca. Aos poucos, o controle foi aumentando até pertencer totalmente à Volks. Hoje, a Skoda toca junto da divisão brasileira o projeto 246 que dará origem ao Gol SUV.

Seat

volkswagen
Seat Tarraco [divulgação]

Buscando expansão para fora da Alemanha, a Volkswagen tirou a Seat da Fiat em 1982 com um acordo de cooperação. Contudo, a marca espanhola entrou para o grupo em 1986, quando a Volks assumiu o controle. Ela já foi oferecida no Brasil e hoje a Seat é vista como uma alternativa mais barata e esportiva dos carros da fabricante alemã.

Cupra

Cupra Formentor [divulgação]
Cupra Formentor [divulgação]

Anteriormente uma divisão esportiva da Seat, a Cupra surgiu como marca em 2018. Hoje ela é vista como Porsche da classe média, oferecendo modelos esportivos de custo mais reduzido, mas ainda fortemente baseados nos Seat. Já existem carros exclusivos da Cupra e, recentemente, a ex-divisão passou a vender mais que a Seat.

Bentley

volkswagen
Bentley Bentayga [divulgação]

Em 1998, a Volkswagen fez um forte jogo de compras de marcas e adicionou a Bentley ao seu portfólio. Só que isso não foi fácil, visto que a marca fazia parte de um mesmo grupo junto da Rolls-Royce. A BMW havia comprado a Rolls, mas sem direito ao nome e logo da marca, que ficou com a VW. Um acordo entre as duas resolveu tudo.

Lamborghini

Lamborghini Huracán [divulgação]
Lamborghini Huracán [divulgação]

Com uma grande facilidade de ir à falência, a Lamborghini vivia mal das pernas. Depois de ter passado pela Chrysler e por um grupo de investimentos, a Volkswagen abraçou o touro italiano, que está presente lá desde então. Atualmente muitos componentes dos carros da Lambo são compartilhados com a Audi, visto que a VW deixou as marcas bem próximas.

Ducati

volkswagen
Ducati Superleggera V4 [divulgação]

Dentro do guarda chuva da Audi, a Volkswagen adquiriu a Ducati em 2012 para ter um pedaço do mundo das motos. A fabricante de motos existe desde 1926 e tem um pedigree muito ligado às corridas internacionais, tendo vencido diversos campeonatos diferentes ao longo da história.

Porsche

Porsche Cayenne Híbrido
Porsche Cayenne Híbrido / Divulgação]

A história da Porsche e da Volkswagen é intimamente ligada. Afinal, a VW foi criada por Ferdinan Porsche e Adolf Hitler com o objetivo de colocar novamente os alemães sobre rodas. Só que as marcas, apesar de sempre juntas, só efetivaram totalmente o casanento em 2009. E repare como Fusca e 911 dividem as mesmas linhas básicas.

Traton

Volkswagen e-Delivery [divulgação]
VW e-Delivery [divulgação]

Para completar as 15 marcas, é preciso levar o Grupo Traton SE com tudo que vem incluso nele: Volkswagen Ônibus e Caminhões, MAN, Scania, Navistar e a própria Traton. Esse subgrupo de caminhões foi criado em 2013, quando a VW assumiu 89,7% da Traton. 

Jetta

Volkswagen
Jetta VS7 [divulgação]

Marca mais nova do grupo, a Jetta foi criada em 2019 na China. A marca vende versões de baixo custo de modelos da Volkswagen e da Seat. O nome Jetta, mesmo usado por um carro da VW, se dá pelo fato de que ele era extremamente popular na China, dando força para a criação de uma marca independente. Na China, o nosso Jetta chama Sagitar.

Qual sua marca preferida do Grupo Volkswagen? Conte nos comentários.