É comum que carros feitos no Brasil tenham configurações diferentes para exportação. Aqui no Auto+, já fizemos uma lista com alguns exemplos mais atuais, mas existem alguns modelos do passado que eram tão curiosos que merecem uma nova lista.
Ford EcoSport diesel
O primeiro EcoSport foi um dos carros de maior sucesso da marca no Brasil, o que fez o SUV ser vendido também na Argentina. Porém, havia uma diferença considerável e que jamais poderia ser disponibilizada por aqui. Os hermanos podiam comprar o EcoSport com um motor 1.4 diesel, de origem Peugeot. Como é sabido, a lei brasileira restringe o uso de motores diesel em carros de passeio, o que inviabilizou que essa versão fosse vendida por aqui.
VW Fox 1.4 e diesel
Durante os primeiros anos do Fox, o modelo foi exportado para a Europa, tornando-se o Volkswagen mais barato por lá. Acontece que, assim como os outros carros desta lista, ele usava configurações diferentes. Seu motor era o 1.4 a gasolina, que depois se transformou em flex e foi parar na Kombi, sem nunca ter sido utilizado no Fox vendido aqui.
Havia também um modelo diesel, já que na Europa era bastante comum o uso do combustível em modelos de passeio. E sem contar que havia o Fox com mão inglesa, destinado para as vendas no Reino Unido.
Chevrolet Astra 2.4
O Astra sempre teve um certo apelo esportivo, mas os carros exportados para a Argentina e México tinham como opção o motor 2.4 a gasolina, que acrescentava um tempero a mais ao carro. Sem contar que as versões de exportação tinham a linhagem esportiva GSi de duas portas, coisa que nunca aconteceu no Brasil.
Fiat 147 aventureiro
O Fiat 147 é um dos carros mais emblemáticos da marca italiana, já que foi ele o responsável por iniciar a trajetória da empresa por aqui. Porém, o modelo chegou a ser exportado para a Itália, onde era vendido como 127, nome original dele por lá. Curiosamente, além do motor diesel, o hatch era vendido na versão Rustica com visual aventureiro. E isso muito antes da moda.
VW Gol G4 melhorado
O Gol G4 foi o pior capítulo da história de sucesso do hatch. No entanto, a versão exportada para a Argentina era melhor que a brasileira. Afinal, por lá o hatch conservou o interior do Gol G3, que era melhor acabado e infinitamente melhor desenhado.
Quais desses modelos você gostaria que tivesse sido vendido no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> 5 carros que morreram e deixaram órfãos
>> 5 carros que substituíram vários modelos de uma vez
>> 5 carros que foram estragados por culpa de leis