É comum e até aceitamos ver carros na Europa, Estados Unidos ou na Argentina que deixam os brasileiros babando. Mas existem modelos que são produzidos aqui no Brasil e que somos proibidos de comprar? Pois prepare sua lista de reclamações porque esses cinco carros nascem no Brasil, mas não são para brasileiros.
Hyundai HB20 vermelho
É bem provável que você tope um dia com uma cegonha cheia de Hyundai HB20 da nova geração, tanto sedã, quanto hatch, com algumas unidades proibidas de serem vendidas no Brasil. Isso porque a marca sul-coreana fabrica seu compacto com a cor vermelha em Piracicaba, interior de São Paulo, mas não o vende por aqui.
Sem muita explicação para proibir a cor vermelha aos brasileiros, o HB20 de nova geração tem só na cor azul seu tom mais ousado. Fora isso, é um mar de tons que pairam entre o branco e o preto, com pelo menos três variações de cinza. Mais sem graça, impossível
Ram 700, 1000 e ProMaster Rapid
Sabia que a RAM produz carros no Brasil? Para ser mais preciso, duas caminhonetes e um furgão. Mas nenhum deles é vendido no nosso país. Na realidade, não como RAM. A marca por aqui atua somente no segmento de picapes gigantes e se prepara para lançar uma derivada da Fiat Toro que pode receber o nome Dakota. Mas para exportação, há mais.
Da fábrica de Betim, Minas Gerais, sai a RAM 700, que nada mais é do que a Fiat Strada com outro nome, logos trocados e nova grade. Há também a RAM ProMaster Rapid, que é uma Fiat Fiorino com o mesmo sobrenome da Peugeot Partner Rapid para economizar custos. Já a RAM 1000 é a Fiat Toro vendida sempre com a grade das versões Ranch e Ultra e outro logo.
Volkswagen Nivus manual
Quando a Volkswagen lançou o novo Polo 2023 no Brasil, muitos comemoraram que finalmente a marca alemã voltaria a ter um carro turbo manual em sua linha. Os últimos representantes desse nicho de mercado eram up! TSI e T-Cross 200 TSI. O subcompacto morreu porque vendia pouco e o SUV manual ninguém queria.
Só que o Nivus tem uma pegada mais esportiva e jovial que o T-Cross, seria o modelo que mais combinaria com uma transmissão manual e ele é feito no Brasil! Com o mesmo motor 170 TSI do Polo 2023, o Nivus manual chega à Argentina em uma versão abaixo da Comfortline. Ou seja, mais barato, mais divertido, mas menos equipado.
Renault Duster e Oroch 4×4
É fato que o brasileiro pouco liga para carros pequenos com tração 4×4 – especialmente se precisar abrir mão do câmbio automático para isso. Isso explica o porquê Duster e Oroch feitos no Brasil em versão 4×4 não são vendidos aqui. Por isso, os brasileiros só os veem nas cegonhas.
Lá na Argentina, o Duster 4×4 e a Oroch 4×4 são oferecidos com o mesmo motor 1.3 quatro cilindros turbo das versões topo de linha com transmissão CVT. Só que a potência é reduzida para 155 cv, contra 170 cv dos modelos vendidos aqui. Contudo, para ter a tração nas quatro rodas, eles adotam câmbio manual de cinco marchas.
Toyota Etios
Saudades do Toyota Etios? Pois saiba que o compacto segue sendo feito no Brasil junto de outros tantos carros da Toyota. Ele é um dos carros mais vendidos da Argentina e por isso segue sendo feito em nosso país. Mas vender Etios nas concessionárias verde e amarela, nada.
O curioso é que o Etios é feito somente para exportação, tal qual o WR-V, mas não saiu de linha por conta da lei. A realidade é que ele vendia pouco e a Toyota queria focar em Yaris e Corolla. Apesar de ter morrido aqui, não deixou de ganhar novidades. No ano passado, estreou uma versão furgão inédita no mundo.
>>5 carros que fracassaram feio no mercado e foram esquecidos
>>10 carros chamados Toyota Corolla que não são um Corolla de verdade
>>Cinco carros que só tiveram uma geração, mas foram importantes