Por mais que muita gente reclame, o mundo hoje é dos SUVs. Prova disso é que eles são a categoria que mais cresce no mundo e que cada vez mais toma o espaço de carros de passeio. Tanto que alguns modelos originalmente de passeio, se transformaram em SUVs depois de algumas gerações.
Com isso, essa lista reúne cinco carros que não nasceram no segmento de SUVs, mas que migraram para a categoria mais desejada do momento.
Mitsubishi Eclipse
De 1989 a 2011, o nome Mitsubishi Eclipse evocou um cupê esportivo, extremamente desejado em sua segunda geração. Um dos grandes protagonistas do filme Velozes e Furiosos se transformou em um SUV em 2018 com a adição do nome Cross. E alerta de spoiler: ele não foi o único a fazer essa transição.
Apesar do visual esportivo que chega próximo a um SUV cupê, o Mitsubishi Eclipse Cross não tem relação alguma com o Eclipse original. Talvez a única coincidência entre eles seja que os dois Eclipses dividiram o motor com o Lancer.
Ford Mustang
Diferentemente do caso do Eclipse que a versão cupê morreu para a chegada do SUV, o Ford Mustang Mach E convive tranquilamente com seu irmão original. A ideia da Ford com o Mach E é oferecer uma versão SUV cupê elétrica do Mustang. Algo que pode parecer extremamente distante do muscle-car V8 que compartilha o nome, mas não.
Ambos tem performance parecida, especialmente na versão GT. Ainda que a dirigibilidade seja bastante diferente, afinal, estamos falando de um cupê grande com motor V8 e tração traseira sendo comparado a um SUV elétrico com centro de gravidade baixo, peso alto e carroceria elevada. Só que a nova geração do Mustang V8 só existe por causa do Mach E.
Renault Mégane
Dentro da gama Renault, três modelos nasceram como carros normais e se transformarão em SUVs. Mas esse movimento começou com o Mégane. Originalmente, o nome Mégane foi usado por um hatch, uma perua, um conversível e um sedã. Só que desde 2022, ele se transformou em um SUV elétrico com exatamente o mesmo tamanho de um VW T-Cross.
Carroceria elevada, plásticos pretos na parte inferior e linhas mais musculosas fizeram com que o Renault Mégane saisse da aba do Volkswagen Golf para brigar com modelos como Hyundai Kona EV, Kia Niro EV, Jeep Avenger, Peugeot e-2008 e BYD Yuan Plus. Além do Mégane, a Renault converterá as minivans Scénic e Espace em SUVs na próxima geração.
Toyota Corolla
Tal qual aconteceu com o Eclipse, a adição do sobrenome Cross transformou o Corolla em SUV. Só que, coincidindo com a estratégia da Ford com o Mustang Mach E, o Corolla Cross não substituiu nenhum membro da família – apenas agregou. Ele convive pacificamente com a perua Toruing Sports, com o sedã e com o hatch de mesmo nome.
Aqui no Brasil, o Corolla Cross é um dos SUVs médios mais vendidos do país. Ele surgiu como um modelo de baixo custo para países emergentes em que o RAV4 era caro demais. Só que seu sucesso permitiu que fosse produzido também para a Europa, EUA e Japão para atuar abaixo do RAV4 como SUV de entrada.
Peugeot 408
O Peugeot 408 hoje tem duas faces. Na China é vendido como um sedã médio, enquanto na Europa ele se transformou em um SUV cupê. Baseado no 308 de terceira geração, o Peugeot 408 ganhou belíssimas linhas, altura elevada do solo e perfil esguio. Ele cresceu tanto que é maior que o 5008, o SUV de sete lugares da Peugeot.
Com promessa de, em breve, ganhar uma versão totalmente elétrica, o Peugeot 408 é hoje oferecido com motores 1.2 três cilindros PureTech turbo ou 1.6 THP quatro cilindros turbo em versões híbridas. Vale ressaltar que na China os dois 408 convivem pacificamente, mas o SUV ganha o sobrenome X.
>>5 tipos de carros que as marcas desistiram de fazer