Quase todo brasileiro tem vivo o espírito da 5º série dentro de si. Prova disso são as inúmeras piadinhas infames que circulam pela internet e redes sociais. Mas quando se trata dos carros, parece que esse comportamento se aflora ainda mais. Para provocar a 5ª série que habita em você (e em mim) listamos os cinco carros cujos nomes inevitavelmente viram piada.
Para piorar a situação, uma parte desses carros já foi vendida no Brasil, o que torna a lista ainda mais embaraçosa. Se seu vizinho ou amigo tem algum modelo dessa matéria, aproveite para mandar o texto para ele ou tirar sarro, como a boa 5ª série faria.
Rolls-Royce Corniche
Quando se trata de altíssimo luxo, entre os carros a referência é a Rolls-Royce. Mas já imaginou o brasileiro vendo um carro chamado de Corniche? Se um Fusca com teto solar nos anos 1960 já rendeu o apelido de Cornowagen, o que dirá de um sedã que exala em seu nome a referência à pessoa traída?
O Rolls-Royce de corno, quer dizer, o Corniche, foi produzido entre 1971 e 1992 na sua primeira geração, passando por sucessivas atualizações. Nessa geração, teve somente motores V8 e transmissão automática (de três ou quatro marchas, dependendo do ano). Voltou em 2000 e ficou em linha até 2002, sendo vendido só como conversível para arejar a cabeça.
Chana
Toda empresa deveria ter um departamento de “vai dar problema”. Esse departamento serviria para avaliar as possibilidades de virar meme ou piada entre os brasileiros. E isso faltou à Changan quando veio ao Brasil e decidiu usar o nome Chana em seus carros. Sério que ninguém avisou aos chineses que Chana era o nome da genitália feminina em português?
Durante alguns anos, a marca atuou no Brasil com o nome de Chana, sendo sempre alvo de todas as piadas possíveis. Contudo, alguma luz acendeu dentro da marca e passaram a usar o nome chinês Changan depois de alguns anos. Hoje a fabricante não atua mais no Brasil, mas houve negociações com a CAOA para trazer seus modelos de passeio para cá.
Kia Picanto
Se Chana tem relação com a genitália feminina, o Kia Picanto vai para o outro lado, fazendo lembranças ao órgão masculino. Em alguns mercados, o subcompacto é vendido como Morning, mas esse, provavelmente, seria outro nome a ser alvo de piadas da quinta série. Ainda que com menos força que Picanto.
O subcompacto foi vendido no Brasil na primeira geração com surpreendente sucesso, seguindo com bons números de venda na segunda geração. A terceira e atual, chegou em lote muito restrito e micou no mercado ao custar mais caro do que deveria. Só que um clássico brasileiro é a piada do Picanto batendo em uma Chana ou no próximo dos carros da lista.
Citroën Picasso
Ainda que a Citroën tenha escolhido o pintor Pablo Picasso para homenagear sua linha de minivans, o brasileiro parece não ter pego o espírito da coisa. Afinal, Picasso é um nome famoso, mas também um jeito bem quinta série de se referir à uma grande genitália masculina. E o que dizer então da Grand C4 Picasso?
O Brasil produziu a Xsara Picasso, a minivan original da linha, além da C3 Picasso. Tivemos como importadas as duas gerações da C4 Picasso e sua irmã de sete lugrades Grand C4 Picasso. Há pouco tempo a Citroën tirou o nome Picasso em favor de SpaceTourer, mas as minivans francesas foram descontinuadas definitivamente em 2022.
Ford Pinto
Talvez não exista um exemplo mais óbvio entre carros com nomes que virariam piada para os brasileiros do que o Ford Pinto. Afinal, se Picanto e Picasso lembram do membro masculino, o Pinto é o nome do próprio. E para piorar a situação, ele é um dos carros mais zuados dos EUA e não é porque tem nome fálico.
O problema é que o Ford Pinto era construído sobre a mesma plataforma do Maverick, só que encurtada. A marca manteve o tanque de gasolina no espaço original, o que o posicionou perigosamente próximo ao para-choque. Em colisões traseiras, o modelo simplesmente pegava fogo e explodia. Por isso, nunca bata na traseira de um Pinto.
>> BYD Seal é lançado com preço extremamente atrativo no Brasil
>> Edição especial da Ram 1500 TRX marca despedida da picape
>>Fracassados ou incompreendidos? 10 carros que floparam no mercado | Vídeo