Houve um tempo em que o Brasil era a terra dos carros descontinuados. Quando um modelo saia de linha lá fora, passava a ser vendido aqui. O cenário melhorou, temos carros mais modernos e alguns projetos desenvolvidos exclusivamente para o nosso país. Mas, algumas marcas ainda não aprenderam.
Por isso, selecionamos cinco carros globais, que são vendidos no Brasil e em alguns países da América Latina, mas que já saíram de linha em todos os outros países em que eram produzidos e comercializados. Há um caso específico no qual uma marca só importa carros que já saíram de linha.
Chevrolet Cruze
Último carro verdadeiramente global da Chevrolet, tanto que foi até vendido na Europa, o Cruze vai sair de linha em breve. Contudo, já fez alguns anos que a Argentina é o único país do mundo que produz o modelo de porte médio. Ele morreu em 2019 nos EUA e México, 2018 na Coreia do Sul e em 2020 na China, fechando sua produção global.
Hyundai Kona, Ioniq e Tucson
Quando a CAOA anunciou novos carros importados para o Brasil, ela resolveu trazer só carros que já saíram de linha. O Kona chegou no Brasil ao mesmo tempo em que a nova geração foi mostrada lá fora, enquanto o Ioniq (que morreu em 2022) passou a ser vendido regularmente, não só alugado. Mas o auge é o Tucson, que foi lançado em 2018 e saiu de linha em 2020, mas só agora será vendido no Brasil.
Renault Captur
Ainda que a Renault jure de pés juntos que o Captur ainda não morreu, ele está na corda bamba. Substituido na Europa em 2019 e na Rússia no ano passado, o SUV compacto segue em sua primeira geração no Brasil. Vale lembrar que o nosso modelo é baseado no Duster, por isso é maior e bem menos refinado que o equivalente europeu.
Peugeot 2008
Desde 2019, a Europa já compra a segunda geração do Peugeot 2008. Só que aqui no Brasil seguimos com o modelo original de 2013. Para deixar a situação de velhice do SUV compacto mais evidente, o elétrico e-2008 é importado para o Brasil e escancara o quanto a versão a combustão já passou da hora.
Volkswagen Amarok
Fora da América do Sul, a Volkswagen Amarok já evoluiu e se transformou em uma prima da Ford Ranger. Só que aqui na nossa região, seguimos com a picape velha e que será reestilizada profundamente para disfarçar a idade. Só não teremos a nova Amarok por conta de uma briga entre as divisões argentinas de Volkswagen e Ford.
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