É raro, mas alguns carros conseguiram se tornar maiores que suas marcas. Quando isso acontece, é inegável que estamos diante de um verdadeiro ícone da indústria. Muitos deles continuam em linha até hoje, e é muito difícil imaginar um futuro sem eles no portfólio de suas fabricantes, ainda que como elétricos.
Toyota Corolla
Até o Corolla ser lançado no Brasil, a maior referência da marca japonesa era o interminável Bandeirante. No entanto, é inegável que o Corolla é o maior ícone da história da fabricante, tanto no mercado brasileiro quanto no mundo. Modelo mais vendido da marca, ele ajudou a montadora a ser o que é hoje, e simplesmente é impossível imaginar a Toyota sem um Corolla na gama.
Ford Mustang
Procure o emblema da Ford na carroceria do Mustang e falhe miseravelmente. O muscle car tem um nome tão forte que sempre utilizou um logotipo próprio, e poucas vezes na história teve o oval azul em sua carroceria. Verdadeiro ícone americano, o muscle car resiste enquanto seus concorrentes vêm e vão.
Chevrolet Corvette
É muito difícil ver alguém chamar o supercarro de Chevrolet Corvette. É muito mais comum que apenas o nome do modelo seja pronunciado, tamanha a importância que ele tem.
E, assim como o Mustang, o Corvette é um dos carros que sempre teve seu próprio logotipo na carroceria, até para se afastar dos modelos mais baratos produzidos pela fabricante da gravata dourada.
Dodge Viper
O Viper foi um Dodge meio que por acaso, já que poderia ostentar o logotipo de qualquer uma das marcas do então grupo Chrysler. Revolucionário desde seu lançamento, pouca gente se lembra que a última geração iniciou sua vida como SRT Viper, transformando o simbolo da víbora em seu logotipo.
A estratégia não deu certo e ele voltou a ser Dodge no final de sua vida, mas a verdade é que ele é muito maior que sua própria fabricante, seja ela qual for.
Volkswagen Fusca
A história da Volkswagen e do Fusca se entrelaçam de tal forma que é impossível desassociar um do outro. Afinal, a VW começou quando o projeto do besouro foi encomendado por Hitler. O carro do povo foi um sucesso tão grande depois da Segunda Guerra Mundial que sua origem acabou sendo superada, e a partir dele a Volkswagen se consolidou como marca.
No entanto, o Fusca vai muito além do que a VW pode ir, já que se tornou um símbolo cult e até teve outras encarnações mais sofisticadas, mas nenhuma delas consegue superar o carisma do modelo original, que formou várias gerações de amantes de carros.
>> Honda apresenta tecnologia inovadora para suas motos
>> Confira as caminhonetes automáticas mais baratas do Brasil
>> Royal Enfield Scram 411 é uma moto urbana com pegada off road | Avaliação