Uma marca tão global como a Hyundai, é lotada de carros verdadeiramente interessantes. Por aqui, temos uma linha bem enxuta constituída por HB20 e Creta, além de importados velhos como os já descontinuados Kona, Tucson e Ioniq. Mas, como sonhar não custa, selecionamos cinco carros legais que a Hyundai deveria vender no Brasil.
Santa Cruz
Começando pelo que talvez seja o mais pedido de todos os carros da Hyundai: a picape Santa Cruz. Criada para o mercado norte-americano para brigar com a Ford Maverick, ela tem um jeitinho bem peculiar de Fiat Toro. Isso porque Toro e Santa Cruz parecem SUVs médios com caçamba, enquanto a Maverick tem jeito de picape em escala reduzida.
Com plataforma e interior de Tucson, ela tem estilo bastante exótico. Destaque para a presença de capota marítima rígida como item de série e um porta-malas embutido na caçamba. Ela tem como única opção de motor o 2.5 quatro cilindros, em versão aspirada e turbo.
Venue
Ainda que a Hyundai tenha três carros para cobrir o segmento de SUVs subcompactos, o Venue seria a melhor alternativa para o Brasil. Feito sobre a mesma plataforma do Creta, ele tem porte de HB20 e seria um rival na medida para o Fiat Pulse. Com carroceria quadrada e aparência robusta, o modelo poderia atuar no lugar do Creta Action.
Oferecido em diversos mercados, o Venue tem motores 1.0 três cilindro turbo, 1.2 quatro cilindros aspirado e duas opções de 1.6 aspirado, sendo um deles idêntico ao do Creta Action e que já foi usado no HB20. Há até opções diesel com 1.4 ou 1.5. Para o Brasil, uma versão manual de entrada poderia aparecer, mas o automático seria a estrela da gama.
Staria
Talvez não exista van com design mais exótico e legal do que a Hyundai Staria. Com porte de Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert, a Staria é bem diferente de tudo que está nas ruas. Ela conta com luzes diurnas finíssimas na parte superior e faróis de LED no para-choque, em meio a uma enorme grade frontal.
A linha de cintura é bem baixa e, mesmo na traseira, o vidro é grande e bem marcado. O interior é igualmente moderno, com telas grandes e acabamento relativamente refinado, além de LEDs em todos os cantos. Traz motores V6 3.5 gasolina ou 2.2 quatro cilindros turbo diesel.
Ioniq 5
Ainda que o Kona EV faça o papel de carro elétrico da Hyundai no Brasil, o modelo trazido para cá é da geração já descontinuada. O verdadeiro charme da marca sul-coreana neste segmento é o Ioniq 5. Vendido como um SUV elétrico, mas com jeito de hatch gigante, ele é inspirado no Pony, o primeiro carro da história da Hyundai.
Atualmente ele conta com diversas sete versões diferente constituídas de quatro tipos de baterias, dois layouts de motores e sete variantes de potência. A versão mais legal, sem dúvida é topo de linha assinada pela divisão N. O Hyundai Ioniq 5 N tem tração integral, 650 cv e chega aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos.
Azera
Até hoje o brasileiro venera o Hyundai Azera. Ele, junto do Ford Fusion, formaram o segmento de sedãs grandes de marcas generalistas os quais passavam tanto status quanto um sedã de entrada de Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo. Ausente há duas gerações do Brasil, o atual Azera é belíssimo e exótico.
O modelo tem design bem quadrado, inspirado na primeira geração do modelo. Tal qual a Staria, conta com luzes diurnas de LED fininhas combinadas a uma enorme grade frontal quadrada. O porta-malas é curto e exibe lanternas igualmente finas. Conta com motores 2.5 quatro cilindros, 3.5 V6 e 1.6 turbo híbrido.
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