Já reparou como cada país possui algum tipo de especificidade na hora de fazer seus carros? Não somente o costume local impera nessas horas, mas algumas leis e regras governamentais determinam que um carro vai ser daquela maneira. Quer seja por incentivo de impostos ou por regras que proíbem de um modelo ser de outra maneira.
- IPVA atrasado: acordo dá desconto de até 100% em juros e multas
- 5 carros queridos pelo público que saíram de linha
Com isso, conheça agora cinco tipos de carros que só existem por conta das leis.
Carros 1.0
Ainda que carros com motor 1.0 existam mundo afora, no Brasil a situação é tão específica que diversas marcas já encolheram seus motores para cumprir a classificação. Não somente isso: a Peugeot e Citroën desistiram do motor 1.2 PureTech por aqui para usar o 1.0 da Fiat por conta da lei. Tanto que o novo C3 usa motor 1.2 na Argentina.
O que acontece no Brasil é que carros com motor até 1.0 pagam menos imposto, chegando a quase metade do que modelos de 1.0 a 2.0 pagam. Com isso, modelos populares tendem sempre a ter esse tipo de motor, além de haver uma enxurrada de carros 1.0 turbo. Uma solução para andar como um 1.8 ou um 2.0, mas pagando imposto de 1.0 popular.
Compactos de até 4 metros de comprimento
Na Índia, os sedãs são curtinhos e têm visual bizarro por causa da lei. Para incentivar a produção de carros populares e diminuir o espaço ocupado no caótico trânsito indiano, o governo determinou algumas regras para reduzir drasticamente impostos e tornar os modelos mais baratos.
Carros indianos com menos de 4 metros de comprimento e motores até 1.2 a gasolina ou 1.5 diesel pagam somente 4% de imposto. Fugiu dessa regra, o imposto sobe para 20%. Quando a lei entrou em vigor, diversas marcas rapidamente encolheram a traseira de seus sedãs e começaram a produzir até mesmo SUVs com essa metragem.
Kei Cars
Bastante parecido com o sistema de regras da Índia, no Japão os Kei Cars existem há muito tempo e já tiveram suas leis alteradas. Só que lá as regras são bem mais específicas. Os carros não podem passar de 3,40 m de comprimento, 1,48 m de largura e 2 metros de altura. O motor tem que ser no máximo 0.66 e ter até 64 cv.
A vantagem, além do imposto bem menor, é que os Kei Cars não pagam taxas de estacionamento no Japão, ao contrário de carros maiores. Só que conseguir construir um carro em dimensões tão restritas tornou o segmento hoje restrito a hatches e vans com teto muito alto. Raros são os casos de Kei Cars que fogem a esse formato.
Caminhonetes médias que levam 1 tonelada
Mais uma especificidade da lei brasileira. Para usar motor diesel no Brasil, existem duas simples regras. Primeiro, se for uma caminhonete, precisa levar 1 tonelada de carga na caçamba. Segundo, se for um SUV, é necessário tração 4×4 com reduzida. Essa questão dos SUVs é bem comum lá fora, mas a das picapes não.
Prova disso é que toda caminhonete grande nos EUA como Ford F-150, Ram 1500 e Chevrolet Silverado não conta com nenhuma versão que carregue tanto na caçamba (salvo uma única versão da Silverado). Enquanto isso no Brasil, modelos menores como Ford Ranger, Fiat Toro e Chevrolet S10 conseguem fazer isso só e somente porque a lei as obriga.
Elétricos
Alguns países da Europa já determinaram que a partir de 2030 será proibida a venda de carros a combustão. Isso forçou as montadoras a virar totalmente a chave e partir para a eletricidade total. A resposta foi imediata com a criação de diversos modelos totalmente elétricos antes mesmo do que a montadora desejava fazer.
Por isso, certas marcas estão fazendo a virada elétrica. Contudo, muita gente tem desistido disso. Especialmente porque carros populares teriam de se adaptar a essa nova realidade, muito mais cara do que a atual, vale lembrar.
Para você: qual desses tipos de carros não deveria existir? Conte nos comentários.
Leia mais:
- IPVA atrasado: acordo dá desconto de até 100% em juros e multas
- 5 carros queridos pelo público que saíram de linha
- Marcas de carros com as piores e melhores notas no Reclame Aqui
- Hyundai Ioniq 5 é tudo isso que dizem | Impressões