Quem ama o feio, bonito lhe parece. Por isso, determinar se um carro é feio ou não pode ser uma questão bastante pessoal: mas existem unanimidades. Prova disso é que existem alguns carros que nem a própria montadora consegue defender tamanha feiura, como os modelos dessa lista.
Aqui no Brasil também temos modelos que são reconhecidamente feios pela maioria das pessoas: carros como Chevrolet Agile e Toyota Etios Cross poderiam compor também essa lista. Mas deixamos os espaços aqui reservados a modelos bem mais bizarros.
Mitsuoka Orochi
Inspirado em um peixe, o Mitsuoka Orochi é o que se pode descrever como um dos carros esportivos mais feios já feitos. Baseado no Honda NSX, mas com motor V6 Toyota, ele foi feito entre 2006 e 2014 com produção limitada e baixa. Até porque pouca gente queria ter algo tão feio na garagem.
Ele originalmente foi apresentado em 2001 e passou por revisões mecânicas e de estilo em 2003 e em 2005. Ainda assim, a marca manteve o visual bizarro como seu principal chamariz, algo que, para eles, deu certo. Prova disso é que a Mitsuoka ganhou espaço na mídia, mesmo sendo uma marca desconhecida.
Ele trazia faróis e lanternas traseiras redondas, aberturas de ar inspiradas nas guelras e escamas dos peixes. Contudo, o interior era bastante genérico e totalmente fora do que se esperava de um carro tão exótico.
SsangYong Rodius
Apesar de ser uma das campeãs na lista de carros mais feios produzidos no mundo, a SsangYong Rodius foi uma dos poucos modelos que a marca tentou salvar o design com uma reestilização pesada. Ela passou por uma plástica pesada em 2012 e até mudou de nome, adotando batismos diferentes de acordo com o mercado: Turismo, Korando Turismo, Stavic e Stavic Rodius.
Só que o auge da feiura aconteceu com a Rodius produzida entre 2004 e 2012, em especial por culpa da lateral e traseira. A frente é um tanto quanto genérica, apesar da grade frontal estranha e que mudou rapidamente. Contudo, foi a linha das janelas laterais que deixou a Rodius esquisita.
Na traseira, lanternas baixas e grandes combinadas a uma tampa do porta-malas enorme com vidro alto tornaram o resultado final nada harmonioso. Nessa época, trazia motores 3.2 seis cilindros em linha, 2.7 cinco cilindros em linha diesel e 2.0 quatro cilindros turbo diesel.
Fiat Multipla
A Fiat Multipla era uma ideia ótima em uma embalagem feiosa. Criada em 1998 e vendida até 2010, ela é uma verdadeira confusão visual. Usava plataforma de Marea e um design que parecia ter sido feito por pessoas diferentes ao mesmo tempo.
Ela trazia um estranho degrau no capô onde duas luzes auxiliares se completavam pelo logo da Fiat. Os faróis eram duas bolinhas na dianteira acompanhadas por piscas laranjas ao lado. Se não bastasse isso, as lanternas traseiras em formato de coração e a área envidraçada gigante assustavam.
Por dentro, tantos elementos conflitantes ao mesmo tempo que pareciam um multiverso da loucura. E a Fiat piorava tudo com revestimento azul ou lilás: únicas opções para os tecidos dos bancos e do painel. A reestilização feita em 2004, deixou a Multipla com visual mais genérico ao adotar os faróis da Idea.
Pontiac Aztek
Famoso por ser o carro de Heisenberg (Walter White) em Breaking Bad, o Pontiac Aztek estava à frente do seu tempo. Com visual que viria a ser usado pelos SUVs anos depois, ele chocou pela total falta de harmonia.
Tinha carroceria volumosa, rodas minúsculas e dianteira que, tal qual a Multipla, parecia ter sido desenhada por pessoas diferentes em momentos distintos e humores variados. Não sem motivo, é um dos mais lembrados entre os carros mais feios do mundo.
O Pontiac foi feito entre 2001 e 2005, mas foi um fracasso enorme nas vendas. Seu motor 3.4 V6, para ajudar, era fraco e gastão. Só voltou a ter atenção do público, se tornando cultuado, por conta de Breaking Bad.
Honda Crosstour
Um SUV que chegou antes da categoria modelos com pegada cupê estourar foi o Honda Crosstour. Lançado inicialmente como Accord Crosstour, ele era uma mistura de SUV com minivan e elementos do Accord.
A frente visualmente pesada, piorou a cada reestilização, pois a Honda aumentava os faróis cada vez mais. E eles já eram grandes. A traseira sem sal com vidro dividido e visual arredondado não combinava com a dianteira.
Rendeu também um derivado da Acura, o ZDX, que era igualmente feio. As vendas foram baixas nos EUA e Europa, sendo produzido somente entre 2010 e 2015. Na China ele durou um pouco mais e recebeu outra reestilização – especificamente a que está na matéria e consagrou o pior visual do modelo.
>> Hyundai Palisade ganha visual de Range Rover em projeção
>> 5 modas atuais dos carros que já passaram da conta
>> Honda Civic é o eterno rival do Corolla e tem mais de 50 anos