
Se tem um país que é ávido por carros compactos, esse é o Brasil. Não somente porque somos uma economia em desenvolvimento na qual a maioria das famílias só consegue um carro em casa e o compacto é o que encaixa no orçamento. Mas também por conta da cultura local em que sempre hatches compactos estão entre os carros mais vendidos.
Por isso, o Brasil é o berço de desenvolvimento de diversos hatches compactos que, ou ganham o mundo, ou se tornam exclusivos da nossa região. Só que existem casos de modelos internacionais que adotam mudanças de estilo específicas para as nossas terras. E essa lista mostra cinco exemplos disso.
Chevrolet Corsa
Ao lançar a segunda geração do Chevrolet Corsa, terceira do Opel Corsa, as marcas divergiram no estilo. O modelo brasileiro tem capô mais alto, com grade frontal maior e faróis com estilo diferente. Só nós temos Corsa sedã e a Montana, enquanto a Europa teve Corsa com teto solar de tecido e o furgão Combo.
Volkswagen Polo
Só que a reestilização apresentada aqui em 2023 aumentou essa distância. O europeu tem lanterna invadindo a tampa do porta-malas, algo que o brasileiro abriu mão por conta dos custos. Além disso, ganhamos o Polo Track, com visual desenvolvido no Brasil e nunca visto em outros países do mundo.
Renault Sandero
Só no Brasil o Sandero tem lanternas que invadem a tampa do porta-malas. Além disso, o para-choque dianteiro tem desenho exclusivo no nosso mercado. Mesmo onde ele é vendido como Renault, o visual da dianteira e traseira é bem diferente. E nem precisamos citar o Sandero RS que nunca foi produzido em outro lugar, fora o Brasil.
Ford Fiesta
Quando o New Fiesta foi lançado, a Ford deixou a versão americana levemente diferente da europeia. Só que a reestilização trouxe os modelos a um visual único novamente. Contudo, a partir da linha 2018, o New Fiesta feito no Brasil adotou para-choque nunca antes visto no outro lado do oceano.
Renault Clio
Primeiro dos carros brasileiros da Renault a adotar a nova linguagem visual da marca, ele trouxe faróis conectados à grade frontal, que evidencia o logotipo da Renault e que está presente até hoje. Lanternas traseiras novas e o fim do vidro traseiro curto marcaram o estilo do Clio brasileiro e que nunca foi visto na Europa.
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