Curiosidades

5 carros desenvolvidos no Brasil e produzidos lá fora

Originalmente tão brasileiros quanto o Carnaval, esses cinco carros ganharam carreira internacional e são produzidos também fora do Brasil

Volkswagen Nivus [divulgação]
Volkswagen Taigo [divulgação]

O Brasil costumeiramente desenvolve diversos carros para para o mercado local, mas vez ou outra eles têm a chance de carreira internacional. Prova disso é que selecionamos cinco modelos que foram desenvolvidos aqui, mas são vendidos também em outros países.

A lista traz somente carros que são produzidos em outros países fora da América Latina e que tiveram o Brasil como principal centro de desenvolvimento. Todos eles, é claro, trazem contribuições de outros países em sua criação, mas o Brasil foi o líder de projeto.

Renault Kwid

Renault Kwid E-Tech Electric [divulgação]
Renault Kwid E-Tech Electric [divulgação]

Ainda que o Renault Kwid tenha sido um projeto liderado pela divisão indiana da marca, a reestilização que o tornou verdadeiramente internacional foi feita aqui. O centro de design da Renault do Brasil ganhou o concurso interno feito entre diversas divisões da marca e foi a responsável pelo desenho do carro com faróis divididos.

Somente depois dessa mudança que o Renault Kwid passou a ser produzido na China para abastecer a Europa como Dacia Spring. Hoje ele é feito no Brasil, Índia e China, com as marcas Renault, Dacia, Venucia e Dongfeng. E somente na China que a versão elétrica é feita.

Volkswagen Nivus / Taigo 

Volkswagen Taigo R-Line [divulgação]
Volkswagen Taigo R-Line [divulgação]

Não havia nos planos da Volkswagen Europa um outro SUV baseado no Polo, especialmente um modelo cupê com porte maior que o do T-Cross. Mas os brasileiros ao apresentar para a matriz o projeto do Nivus, os alemães foram à loucura e decidiram que o modelo seria produzido na Espanha, mas com mudanças.

Como aqui ele atua abaixo do T-Cross, o Nivus é mais simples em acabamento e recursos. Só que na Europa, eles inverteram a lógica, porque o T-Cross deles é menor que o nosso. Por isso, o Nivus mudou de nome para Taigo, ganhou acabamento melhor e até uma versão esportiva com motor 1.5 TSI e visual modificado. 

Ford EcoSport

Ford EcoSport [divulgação]
Ford EcoSport [divulgação]

A primeira geração do Ford EcoSport não poderia ser mais brasileira, tanto que ele só foi produzido no nosso território e exportado somente para países da América Latina. Mas, a segunda geração ganhou o mundo, literalmente. Ele foi feito em sete paises: Brasil, Rússia, Índia, China, Vietnã, Tailândia e Romênia.

A profusão global do Ford EcoSport foi tamanha, que o SUV brasileiro foi vendido também na Europa e nos EUA. Ironicamente, o último país a produzir o EcoSport foi a Romênia, enquanto a Índia era o maior exportador do modelo, que um dia fez sucesso no Brasil.

Chevrolet Onix

[divulgação]
Chevrolet Onix Plus [divulgação]

Criado para substituir Agile, Corsa e sem querer tomando o lugar global do Sonic, o Chevrolet Onix é um grande case de sucesso da GM Brasil. O compacto foi pensado para o nosso país, tanto que foi o carro mais vendido do Brasil entre 2015 e 2020, mas passou a trilhar carreira global na segunda geração.

O desenvolvimento seguiu no Brasil, mas ganhou ajuda da China, tanto que o sedã Onix Plus foi lançado por lá primeiro. Ele também foi produzido no México, mas a Chevrolet tirou ele das linhas de produção por lá para investir em elétricos. Começou a importar unidades do Brasil, mas hoje importa os Onix da China.

Fiat Palio

Fiat Palio
Fiat Palio [divulgação]

O carro que fez a Fiat do Brasil ter a moral que tem hoje na Stellantis foi o Palio. Ele desde o começo foi pensado para ser um carro global, mas teve o nosso pais como seu grande berço. A primeira geração foi verdadeiramente global, sendo feita até na Coreia do Norte (especificamente o Siena).

A família Palio como um todo foi fabricada no Brasil, Argentina, Turquia, Polônia, China, Índia, Marrocos, África do Sul, Venezuela, Rússia e Coreia do Norte. Ele só não foi vendido na América do Norte e na Oceania, fora isso, estava presente em todos os continentes. 

>>BYD tem 6 dos 10 carros eletrificados mais vendidos do mundo

>>5 carros que são a seleção da Bélgica do mercado

>>Obituário: todos os carros que saíram de linha em 2022