Já imaginou a seguinte situação: você está rodando em uma rodovia tranquila a 100 km/h e simplesmente do nada o capô do seu carro abre e bate no para-brisa? Isso pode acontecer com o Chevrolet Spark vendido nos EUA. E para piorar a situação: essa é a segunda vez que esse problema acontece.
Cotado para substituir o Celta no Brasil quando foi lançado, o subcompacto substituiu o Matiz, modelo que o Chery QQ copiou. Contudo, a GM no Brasil decidiu apostar em modelos maiores, como o Onix, para atuar no segmento de compactos. Nos EUA, porém, ele foi vendido e obteve relativo sucesso. Só que não escapou de um recall do recall.
Em 2014 a Chevrolet fez um recall envolvendo 120.688 unidades do Spark, sendo desses 4.465 unidades do modelo elétrico. O problema identificado nos modelos 2013 a 2015 revelava uma situação anormal de ferrugem na trava do capô, fazendo com que ela não aguentasse a pressão aerodinâmica ou as vibrações e se rompesse.
Com isso, o capô do Chevrolet Spark ficaria livre para abrir sem qualquer tipo de impedimento. Em casos graves, dependendo da velocidade, ele poderia se levantar por completo e se chocar com o para-brisa, tampando a visão do motorista e causando rachaduras no vidro. Segundo um levantamento da marca, entre janeiro de 2015 e maio de 2022, 22 acidentes foram causados pelo capô levantando por vontade própria.
Como o primeiro recall não solucionou o problema, um segundo chamamento está ocorrendo nos EUA para substituição total da peça. Para evitar que o problema ocorra novamente, a Chevrolet adotará um novo sistema de cobertura para a trava do capô com maior resistência à corrosão. Vale lembrar que o modelo não foi vendido no Brasil.
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