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Carros elétricos: os 10 mais baratos do Brasil em 2023

A oferta de mais modelos reduziu muito o preço inicial dos carros elétricos, mas será que já dá para comprar um? Listamos os 10 mais baratos

Peugeot e-2008 [divulgação]
Peugeot e-2008 [divulgação]

Há poucos anos, pensar em comprar um carro totalmente elétrico era ter a certeza de que seria preciso desembolsar um valor extremamente alto. Mas e agora com muito mais modelos à venda, será que já dá para comprar um EV (Electric Vehicle) com pouco dinheiro? Listamos os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil em 2023.

Se qualquer carro comum vendido no Brasil com motor 1.0 aspirado hoje está absurdamente caro no mercado dos zero quilômetro, imagine um elétrico. Certamente não podemos dizer que eles estão baratos, afinal, nenhum modelo 0km está.

Contudo, é correto afirmar que atualmente o preço inicial para comprar um modelo 100% elétrico diminuiu bastante. Isso se deve à maior produção desse tipo de veículo, o maior investimento por parte das montadoras e também a criação de segmentos mais básicos de carros movidos a eletricidade.

Renault Kwid E-Tech Electric [divulgação]
Renault Kwid E-Tech Electric [divulgação]
Vale lembrar que para a lista dos 10 carros elétricos mais baratos do Brasil em 2023, consideramos somente uma das versões do modelo em questão (a mais barata possível). Além disso, também deixamos de fora os veículos voltados ao segmento comercial, incluindo então só carros de passeio.

10 – BYD Yuan Plus – R$ 269.990

Como décimo modelo entre os carros elétricos mais baratos do Brasil, podemos encontrar um modelo recente em nosso mercado. Lançado há alguns meses, o BYD Yuan Plus utiliza um propulsor de 204 cv e 31,6 kgfm, aliado a uma tração dianteira.

O SUV é bem recheado na lista de equipamentos, além de ter um bom desempenho. Ele acelera de 0 a 100 km/h em somente 7,3s, com velocidade máxima definida em aproximadamente 150 km/h. Com baterias de 60,5 kWh, sua autonomia é de 294 km, seguindo a norma atual do Inmetro (que é conservadora até demais).

9 – Peugeot e-2008 GT – R$ 259.990

Também sendo um SUV, mas de porte compacto, o e-2008 custa exatamente R$ 10.000 a menos que o Yuan Plus. Sua motorização é mais modesta, entregando até 136 cv e 26,5 kgfm, mas também com tração dianteira.

A aceleração também é menos empolgante, precisando de 9,9s para ir de 0 a 100 km/h. Já a velocidade final é limitada em 150 km/h. De acordo com os testes modestos do Inmetro, a autonomia do Peugeot é de 234 km, considerando sua bateria de 50 kWh.

8 – Mini Cooper SE Exclusive – R$ 257.990

A versão mais básica do Mini Cooper elétrico custa somente R$ 2.000 a menos que o Peugeot e-2008, mas tem uma proposta totalmente diferente. Sendo um hatchback de duas portas, o modelo traz um motor de 184 cv e 27,5 kgfm. A tração é igualmente dianteira.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3s, com velocidade máxima que atinge 150 km/h. Enquanto isso a bateria tem capacidade para 32,6 kWh. Segundo os testes atuais do Inmetro, o Cooper SE pode rodar até 161 km. É um alcance bem menor que o dos outros listados até o momento.

7 – JAC E-J7 – R$ 252.900

Com tração dianteira e seu motor elétrico de 192 cv e 34,7 kgfm, o JAC E-J7 consegue ser R$ 5.090 mais barato que o Mini Cooper, mesmo sendo um sedã com porte e espaço bem mais generosos. Seu desempenho também é muito bom, com 0 a 100 km/h em só 5,9s.

A velocidade final é de também 150 km/h, enquanto a autonomia declarada pelo Inmetro é de até 249 km. Vale lembrar que carros elétricos geralmente possuem velocidades máximas mais baixas para preservar a carga e vida útil das baterias. Falando nelas, no caso do E-J7 são 50,1 kWh de capacidade.

6 – JAC E-JS4 – R$ 242.900

Como a JAC agora vende somente modelos 100% elétricos em nosso país, ela tem um portfólio grande de veículos movidos a eletricidade, incluindo até mesmo caminhões. No caso do SUV E-JS4, seu valor é R$ 10.000 mais baixo que o do seu irmão E-J7.

O modelo também tem 34,7 kgfm de torque, mas a potência é de 150 cv. Também equipado com tração só nas rodas da frente, ele tem um 0 a 100 km/h de 7,5s, enquanto a velocidade máxima é de 150 km/h. A autonomia fica em 256 km (Inmetro).

5 – Renault Zoe E-Tech Intense – R$ 239.990

Vendido somente na versão mais cara Intense, o Zoe E-Tech é R$ 2.910 mais em conta que o colocado anterior, assim se posicionando como quinto carro elétrico mais barato do Brasil. Com tração dianteira, seu motor oferece até 135 cv e 25 kgfm.

 

Isso o faz necessitar de 9,5s na prova de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é um pouco menor que a dos outros modelos citados até agora, atingindo 140 km/h. Com baterias de 52 kWh, o Inmetro informa uma autonomia de 254 km.

4 – Fiat 500e Icon – R$ 224.990

Com porte de subcompacto, mas refinado e com bons equipamentos, o 500e é o único modelo de passeio elétrico da Fiat no Brasil. Aqui podemos ver uma diferença bem mais expressiva em relação ao quinto colocado, sendo R$ 15.000 mais barato.

Tendo uma tração dianteira, seu motor entrega 118 cv e 22,4 kgfm, precisando de 9s para chegar aos 100 km/h. Já a velocidade final fica nos 150 km/h, enquanto a autonomia oficial declarada pelo Inmetro é de 227 km. Sua bateria tem capacidade de 42 kWh.

3 – Peugeot e-208 GT – R$ 221.990

O hatchback elétrico da Peugeot já chegou a custar mais de R$ 272 mil, mas felizmente ganhou algumas reduções de preço, hoje sendo vendido por pouco mais de R$ 221 mil. Essa mesma estratégia de redução aconteceu também com o Fiat 500e, que antes custava R$ 255.990.

O e-208 tem o mesmo conjunto mecânico do irmão e-2008. Ou seja: tração dianteira, 136 cv e 26,5 kgfm, e bateria de 50 kWh. Até a velocidade máxima é igual (150 km/h), mas o 0 a 100 km/h é bem melhor, precisando de 8,3s. Ele pode percorrer até 220 km, segundo o Inmetro.

2 – Renault Kwid E-Tech Intense / CAOA Chery iCar – R$ 149.990

Entre os dez carros elétricos mais baratos do Brasil, somente a segunda colocação traz um empate. Os pequenos Kwid E-Tech e iCar custam exatamente o mesmo valor atualmente. A diferença em relação à terceira posição da lista impressiona, com R$ 72.000 a menos.

No caso do Renault, temos um motor elétrico de 65 cv e 11,5 kgfm, fazendo com que a aceleração de 0 a 100 km/h seja feita em demorados 14,6s. A maior velocidade que o modelo pode atingir é 130 km/h, enquanto seu alcance é de 186 km (Inmetro). Já sua bateria tem capacidade de 26,8 kWh.

O CAOA Chery traz números parecidos, mas por ser bem menor, acaba sendo também muito mais rápido na prova de 0 a 100 km/h, que é feita em 12,8s. Vale ressaltar que ele é o único dessa lista com tração traseira, ao invés de dianteira. Seu motor tem 61 cv e 15,3 kgfm, enquanto a bateria entrega capacidade de 30,8 kWh. 197 km é sua autonomia divulgada pelo Inmetro.

1 – JAC E-JS1 – R$ 145.900

E o título de carro elétrico mais barato do Brasil vai para outro JAC. Sendo o mais compacto dessa linha de elétricos da montadora chinesa, o modelo não tem uma diferença tão expressiva em relação aos segundos colocados, sendo de R$ 4.090.

Por ser o carro mais acessível do Brasil com motorização totalmente elétrica, logicamente seus números também não impressionam. São 62 cv e 15,3 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 10,7s e chegando aos baixos 110 km/h. Com bateria de 30,2 kWh, o E-JS1 pode rodar até 161 km.

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